Durante os dias de competição do 19º Jogos Regionais do Idoso (Jori) é notável o grande número de idosos que são referência para muitas pessoas e exemplos de força e superação, mostrando que a prática esportiva supera o limite da idade.
O objetivo dos participantes é o mesmo: melhorar a qualidade de vida e promover a integração e socialização dos atletas na terceira idade. Foi pensando dessa forma que Isabel e Takayuki Mizobi, casal de Álvares Machado, participam de sua primeira edição do Jori.
Isabel tem 83 anos e Takayuki 89 anos, o que o faz levar o título de segundo atleta mais velho dos jogos, ficando atrás somente de outro competidor machadense, de 102 anos, que chegou a se inscrever no Jori, mas na última hora passou mal e não pôde competir.
Casados há 61 anos, o casal esbanja saúde. Juntos eles têm quatro filhos, oito netos e cinco bisnetos que aprovam e apoiam a participação deles em atividades esportivas. Ambos participaram da modalidade atletismo na tarde de sexta-feira, 29. Takayuki levou medalha de bronze na competição. Isabel também participou da coreografia e ficou em 4º lugar.
Isabel trabalhou muitos anos como fotógrafa e Takayuki como comerciante. Hoje estão aposentados, mas se engana quem acha que a vida do casal é monótona. Além de fazerem caminhada todos os dias, o casal pratica gateball há 30 anos.
Animados, o casal pretende participar da próxima edição do Jori. “Se ainda estivermos com saúde, com certeza participaremos de novo”, contou Isabel, com um simpático sorriso no rosto.
O casal Mizobi é a prova viva de que a atividade física é um ponto importante na qualidade de vida, com tantos benefícios que superam as restrições e as limitações da melhor idade.