O curso de Direito da Faculdade Reges de Dracena, juntamente com o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc), promoveu ontem, 2, o 1º Cejusc Itinerante, no Centro Comunitário do Jardim Brasilândia.
De acordo com a coordenadora do curso de Direito, Heloísa Portugal, nesses dois anos de Cejusc os conciliadores perceberam que muitas pessoas não compareciam as audiências devido à falta de transporte e por se sentirem deslocados no ambiente jurídico. Por essas e outras questões, foi realizado o Cejusc Itinerante para aproximar a população do Poder Judiciário e facilitar o exercício da cidadania.
Aproximadamente 30 pessoas receberam atendimento gratuito pela equipe de conciliadores, na manhã e tarde de ontem, visando solucionar conflitos como renegociação de dívida, pensão alimentícia, franquia de seguros, entre outros. Heloísa acredita que o número só não foi maior em razão da chuva.
No dia 30 deste mês, as partes deverão retornar no Centro Comunitário para realizar a conciliação. Se for obtido um acordo, será homologado pelo juiz e terá eficácia de um título judicial. A coordenadora afirmou que em breve ocorrerão mais edições do Cejusc Itinerante em outros bairros da cidade e em Ouro Verde.
Além do juiz diretor do Cejusc, Roge Naim Tenn, e do juiz Marcus Frazão Frota, 29 alunos e quatro professores do curso de Direito da Reges se mobilizaram para promover a ação. “Participar da atividade faz toda a diferença na nossa experiência profissional, contou a aluna do primeiro ano de Direito, Paula Myamoto Fantini.
Na oportunidade, os estudantes do curso de Direito distribuíram agasalhos para cerca de 200 moradores do bairro. As peças foram arrecadadas pelos próprios discentes em recente campanha da faculdade.