Foram sorteadas no final da manhã de ontem, 17, no Banco de Sangue, da Santa Casa de Dracena, as camisetas da campanha ‘Sangue Bom’. O trabalho que teve início no dia 31 de outubro de 2013, foi uma disputa saudável e reuniu torcedores dos quatro times paulista – Santos, Palmeiras, São Paulo e Corinthians, com o objetivo principal de fidelizar e conscientizar os torcedores sobre a importância de doar sangue.
Estiveram presentes para o sorteio da primeira etapa do trabalho, os vereadores e idealizadores da campanha, Divanir Ledo e Moacir Shoiti Kanezawa; o médico responsável pelo Banco de Sangue, Sylvio Adir Miguel; representantes do Banco de Sangue; Neto Pacaembu, torcedor do São Paulo, e o empresário pai do jogador Edu Dracena, João Luiz de Souza (Adão).
Durante esse um ano e oito meses de campanha, aqueles que doarem sangue receberam uma carteirinha com informações pessoais do doador, time que torce e os dias que ele doou sangue.
Ao todo foram 117 doadores do São Paulo, 71 do Santos, 116 do Palmeiras e 296 do Corinthians.
Os premiados nesta primeira etapa foram Jhonatan Alex Cavalcante (São Paulo); José Rodrigues de Souza (Santos); Luiz Cláudio Félix (Palmeiras), e Márcio Antônio Nunes (Corinthians).
“A campanha foi além do esperado, principalmente a participação dos jogadores do Corinthians que tiveram quase 300 pessoas envolvidas para doação. A tendência é melhorar ainda mais a participação dos doadores torcedores”, avaliou o vereador Moacir Shoiti Kanezawa.
A camiseta do Santos e do Corinthians estava autografada pelo jogador dracenense Edu Dracena. Já a do time do São Paulo, teve o registro do jogador Rodrigo Caio.
As camisetas serão entregues aos sorteados em breve, em data a ser agendada pelos organizadores.
A campanha tem como patrocinadores as empresas Vida Prev, Retífica Boa Estrela, Tipografia Jóia, Panificadora Delícia e Fruteza.
PARA SER UM DOADOR – Basta ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias; pesar mais de 50 quilos; também é recomendável que o doador esteja descansado e alimentado com comidas leves (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação, como queijo e salgadinhos) e tenha dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação. É necessário levar um documento com foto.
QUEM NÃO PODE DOAR – Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos.
SERVIÇO – Interessados podem procurar o Banco de Sangue, de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h, na rua São Paulo, ao lado da capela da Santa Casa. Mais informações sobre a campanha pelo telefone (18) 3821-8466, ramal 2025.