O Jardim Sensorial da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Dracena completou um ano em atividades ontem, 12.
Após muita luta para conseguir construir o local, que teve as obras iniciadas em 2010, a partir de recurso do repasse do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Dracena (FMDCA) destinado as entidades, a Apae já colhe os frutos em benfeitoria dos alunos.
De acordo com a coordenadora pedagógica Lucicarla Forato Monte, é notório o grande avanço dos frequentadores que aprendem a estimular os cinco sentidos. “É um estímulo a mais para eles de sensações. Muitos aprenderam a lidar com os sentidos e até mesmo andar melhor após a instalação do Jardim”, explicou.
Todas as sextas-feiras alguns alunos participam do projeto ‘Despertando os Sentidos’, com a presença de professores, psicólogos e fonoaudiólogos, com a duração de uma hora a aula.
Mais que um atrativo aos alunos, o jardim é uma ferramenta de trabalho que utiliza as propriedades funcionais da natureza e dos sentidos contribuindo na reabilitação, na melhora da qualidade de vida e no desenvolvimento físico, mental e espiritual.
Tem como objetivo estimular o desenvolvimento físico, mental e espiritual, ativar a percepção, estimular aspectos sensoriais como visão, audição, olfato, gustação e tato, além de trabalhar o equilíbrio, proporcionar o contato com a natureza, estimular a consciência de preservação ambiental, incentivar a curiosidade por novos aprendizados e valores, e oferecer novos espaços para a aprendizagem de cores, plantas e animais. O jardim é composto por várias estações (visual, auditiva, olfato, entre outros).
A diretora pedagógica da Apae, Adriana Miyagui Despencieri, pontua que no Jardim Sensorial ficou faltando apenas construir um lago sensorial, que possibilitaria ao aluno o contato com a água e peixes. No entanto, o projeto que não foi possível ficar pronto a tempo de ser inaugurado devido à falta de recursos, estava orçado entre R$ 10 a R$ 15 mil.
O local recebe a manutenção mensal dos próprios alunos que aprenderam a mexer com a terra e as plantas, e também, do próprio caseiro.
A Apae de Dracena tem como presidente, Arnaldo Registro.
SERVIÇO – Os interessados em conhecer o Jardim Sensorial podem agendar através do telefone: (18) 3821-3316. As visitas ocorrem somente às quartas-feiras.
SENTIDOS – O Jardim Sensorial é composto pela estação visual, que está localizada no centro do Jardim onde é possível observar flores multicoloridas que atraem beija-flores e borboletas de várias cores.
Estação auditiva: local onde é possível notar o som das águas da fonte, os mensageiros do vento e o som dos pássaros. Espaço agradável para relaxar e refletir.
Estação olfativa – gustativa: dividida em quatro canteiros é possível apreciar as plantas que exalam cheiros, seja pela flor ou folha e podem ser degustadas. Todas as plantas estão identificadas com seus respectivos nomes, tanto populares como científicos, sua origem e suas utilizações.
Estação tátil: nesta estação há plantas com formas e texturas diferentes, contrastes a fim de proporcionar a percepção do sentido através do tato. São várias formas: largas, roliças, espinhosas, redondas, entre outras.
E por fim, o caminho sensorial: este proporciona muitas sensações e percepções, com o intuito de treinar o equilíbrio, a marcha e a propriocepção corporal. No caminho há uma trilha com pisos diferentes e para melhor percepção o ideal é caminhar descalçados e com os olhos vendados.