A Unesp de Dracena iniciou suas atividades em agosto de 2003, como unidade diferenciada. Em abril de 2006, passou a ser denominada Campus Experimental de Dracena, modelo ainda diferente da maioria das unidades universitárias que compunham a Unesp. Esse modelo previa uma estrutura organizacional mais enxuta, que contava com a parceria com a Prefeitura local.
Em 2011, o campus de Dracena iniciou um pedido formal para os órgãos colegiados da reitoria, solicitando o processo de consolidação, ou seja, transformação de campus experimental para unidade universitária. Esse processo vem tramitando desde então e foi finalizado com êxito em agosto deste ano. Sendo assim, desde o dia 28 de setembro, data em que a reitoria da Unesp constituiu o campus de Dracena em unidade universitária, denominada a partir de então “Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas – FCAT”, deu-se início a um período de transição, inerente ao processo que ora tinha sido estabelecido. Na ocasião, ficou designado para atuar como docente responsável pela FCAT, o terceiro nome indicado pelo, então, conselho diretor do campus, órgão máximo da unidade até aquele momento, o coordenador do curso de graduação em Zootecnia, professor doutor Leonardo Susumu Takahashi.
No dia 29 de setembro, foi aberto um processo eleitoral para a composição da primeira congregação da FCAT, que é um órgão de deliberativo e normativo em matéria de ensino, pesquisa, extensão universitária e administração de uma unidade consolidada, status alcançado pela Unesp de Dracena. Esse passo seria de extrema importância para o próximo processo a ser realizado, ou seja, a consulta à comunidade para escolha dos novos dirigentes, que deveriam responder por uma direção, de forma similar como acontece, por exemplo, em campus da Unesp como: Botucatu, Bauru, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, dentre outros.
A posse da congregação ocorreu este mês, na qual também foram estabelecidas as normas paras eleições do diretor e vice-diretor. Iniciado o processo eleitoral, houve inscrição de uma única chapa, formada pelos professores doutores Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo (diretor) e Fábio Erminio Mingatto (vice-diretor), últimos coordenadores executivos e dirigentes do antigo Campus Experimental de Dracena.
Em decorrência do referido processo, ontem, 23, foram eleitos para atuar como diretor e vice-diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas do Campus de Dracena, respectivamente, o professor doutor Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo e o professor doutor Fábio Erminio Mingatto. Os votantes do pleito foram docentes, técnico-administrativos e alunos, tanto de graduação como de pós-graduação. O resultado da eleição direta foi homologado pela congregação da FCAT.
Os novos diretores farão uma gestão durante os próximos quatro anos, a partir da data da posse, que deverá ser realizada, num futuro breve, com a presença do reitor da Unesp, professor doutor Julio Cezar Durigan.