A Mercedes dominou o treino de classificação do GP da Espanha, realizado ontem (11), no circuito de Montmelò, e cravou uma dobradinha na primeira fila. Nico Rosberg, pela segunda corrida consecutiva, larga na pole position. Lewis Hamilton obteve o segundo melhor tempo. Felipe Massa sai em sexto, logo atrás de Fernando Alonso. A diferença entre os dois foi de apenas um milésimo de segundo.
Rosberg e Hamilton foram os únicos pilotos a andar na casa de 1min20. O pole position fez o tempo de 1min20s718, contra 1min20s972. Sebastian Vettel (Red Bull) e Kimi Räikkönen formam a segunda fila, seguidos por Alonso e Massa.
Correndo em casa, Alonso havia demonstrado cautela ao comentar sobre suas chances no GP da Espanha. O espanhol não teve muitas chances de brigar pela pole e só ficou à frente do brasileiro por um milésimo de segundo.
Se depender do histórico recente da prova, a Mercedes deve se manter otimista para o domingo. A última vez na qual o vencedor do GP da Espanha não largou na primeira fila foi em 1996. Naquele ano, Michael Schumacher largou em terceiro e levou sua Ferrari ao primeiro lugar.
No Q1, Pastor Maldonado viveu momentos de decepção. O venezuelano, que largou na pole position e venceu o GP da Espanha em 2012, nem passou da primeira parte do treino de classificação. Para completar o péssimo dia da Williams, Valtteri Bottas, seu companheiro de equipe, também foi eliminado logo de cara.
Hamilton mostrou que viria forte para a briga pela pole position. O piloto da Mercedes sobrou no Q2 com o tempo de 1min21s001, seis décimos mais rápido do que Vettel. A surpresa ficou por conta de Sergio Pérez. O mexicano conseguiu colocar sua McLaren no Q3 e amenizou os problemas vividos pela equipe.
Para o GP da Espanha, os carros da McLaren apresentaram um pacote de atualizações. Se Pérez obteve um bom resultado, o mesmo não se pode dizer de Jenson Button. O britânico fez o tempo de 1min22s355 e larga apenas na 14ª posição.
No Q3, Rosberg mostrou a que veio logo nos primeiros minutos ao cravar um tempo ainda melhor do que o estabelecido por Hamilton no Q2. O britânico buscou voltar à liderança, mas ficou atrás de seu companheiro de equipe. Vettel e Räikkönen ainda tentaram acompanhar o ritmo das Mercedes e se contentaram com a segunda fila.
A largada do GP da Espanha será às 9h (horário de Brasília) deste domingo, com transmissão ao vivo da Globo.