Após 42 anos longe de Dracena, o coronel da reserva, engenheiro aeronáutico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com Ph.D. pelo Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia), Nehemias Lima Lacerda esteve na cidade para proferir palestras em diversos estabelecimentos, entre eles, escolas e igrejas evangélicas.
Nehemias, 61 anos, atualmente mora em São José dos Campos e é diretor científico da Femto Ciências Aplicadas. Ele já residiu e estudou em Dracena.
Muito carismático, o engenheiro chegou a Dracena na tarde da última quarta-feira, 18, e na tarde de sexta visitou a sede do Jornal Regional. Contou que acompanha as notícias da cidade e região através do Portal Regional.
Ele achou que a cidade mudou bastante do tempo em que morou. Visitou o local (hoje jd. Vilage), onde existia o antigo aeroporto, e pôde notar que atualmente conta com muitas residências, mesmo assim reconheceu a área de imediato. Aproveitou o momento para também conhecer o novo aeroporto.
Durante os passeios pela cidade, Nehemias foi ainda visitar as instalações das escolas que estudou: a Emefi João Vendramini e a EE Eng° Isac Pereira Garcez.
Questionado se notou muita diferença daquela época para agora, ele foi categórico: “A sala de aula ficou pequenininha, porque eu era um garoto e achava imensa”, disse aos risos.
Nehemias se lembrou que por muitas vezes usou a biblioteca da Fundec para estudar, funcionava no período noturno e isso possibilitava a ele se aprofundar nos estudos e fazer trabalhos escolares. Ele somente ia embora do local quando a biblioteca fechava as portas.
Entre os muitos trabalhos desenvolvidos por ele atualmente, Nehemias destaca o serviço que vem desenvolvendo para os Estados Unidos desde 2012.
Os trabalhos consistem numa placa de alumínio, que é desenvolvida pelo centro de pesquisa da Novelis, onde é possível trabalhar várias formas com ela. “Para resolver o problema de alumínio eles garantem que tem gente lá (EUA), mas para resolver o problema de escoamento de alumínio é necessário chamar um brasileiro”, afirmou o engenheiro aeronáutico.
Apaixonado pelo o que faz, Nehemias dá alguns conselhos: “Eu sempre digo que você tem três vocações. Então siga a primeira. Se a primeira não der por alguma razão siga a segunda, mas a primeira deveria ter dado certo. Você tem que fazer aquilo que gosta”, e ressalta ainda: “O que eu gosto é de pegar uma situação fazer a descrição matemática daquilo, resolver e chegar para o cliente e falar assim: faz assim que irá funcionar. Então o que eu imagino que é certo fazer é seguir a vocação que irá dar certo, seja ela qual for”, aconselha.
Ele permanece em Dracena até amanhã, 23, em seguida embarcará no aeroporto de Presidente Prudente.