A procura por cursos preparatórios para as provas de concursos públicos tem aumentado em Dracena. Um dos primeiros concursos do ano é do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), que será realizado em maio já movimenta as escolas preparatórias na cidade.
“O edital era esperado há dez meses e foi publicado no dia 22 de dezembro”, informa Vera Lúcia Balderrama Droppa, gestora da empresa Damasio Educacional, uma das escolas em Dracena, especializada na área de concursos.
O curso para a seleção do INSS está com as inscrições abertas na escola, com opções de aulas on-line e presenciais. As aulas on-line têm início no próximo dia 18 e prosseguem até cinco de maio, com uma carga horária de três horas diárias.
As presenciais começaram na última segunda-feira, 11, mas ainda há vagas e o interessado pode assistir a primeira grátis.
A busca de uma oportunidade no mercado de trabalho por meio de concursos públicos está relacionada ao melhor rendimento financeiro, uma vez que os salários são considerados bons e à estabilidade no emprego.
No caso do INSS, são 800 vagas, salário de R$ 4.886,87, com exigência do ensino médio. Droppa informa que além do INSS, até julho, estão previstos concursos para o IBGE, Caixa Econômica Federal (CEF) e Polícia Civil Estadual.
Outro exemplo, conforme a gestora é o aumento de vagas abertas na carreira policial, preenchidas por concursos públicos. As aulas para o concurso da Polícia Militar e outras áreas começam em fevereiro
As chances de conquistar um posto de trabalho por meio dos concursos são abrangentes. Somente na carreira de fiscal, de acordo com Droppa, há concursos para cargos de auditor, analista da Receita Federal, auditores do Banco Central, do INSS, do Ministério do Trabalho e do ICMS.
Na área jurídica há provas de seleção para ingressos à magistratura, defensoria, procuradoria, ministério público e em cartórios. Há também concurso para delegado federal. “São muitas oportunidades todos os anos”, considera a gestora.
O professor Celso Dias de Souza, da escola Dias Concursos, confirma o aumento nos últimos anos da procura por concursos. “Apesar dos noticiários sobre a crise econômica, a demanda de vagas públicas, principalmente em áreas essenciais, como saúde, educação e segurança continua. Hoje a faixa etária que mais presta as provas é dos 18 aos 40 anos”, aponta.
O perfil do candidato atualmente, conforme o professor é equivalente, 50% do sexo masculino e 50% do feminino, inclusive para cargos da Polícia Militar e agentes penitenciários. “Observa-se também, a procura por concursos pelos estudantes do ensino médio que estão concluindo o curso”, constata o professor.
Dias observa que nos novos editais há exigência de conhecimento das novas regras ortográficas da língua portuguesa e em alguns casos, também avaliações física e psicológica. As matérias relevantes para os concursos, segundo o professor, são a língua portuguesa, incluindo a redação, matemática, informática e direito administrativo.
O importante, conforme Dias é a objetividade do candidato em focar uma carreira que tenha seu perfil e se dedicar seriamente nos estudos. “Não há concurso difícil, o que existe é o candidato mal preparado”, complementa.