A região de Presidente Prudente avançou em todos os níveis de educação de suas escolas estaduais. É o que aponta o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), divulgado na quinta-feira, 4, pela Secretaria da Educação do Estado.
O resultado positivo é acompanhado pelo de todo o Estado, que alcançou o melhor índice da história na educação pública estadual. Já na sexta-feira, 5, as escolas receberam os resultados, possibilitando planejamento inédito de toda a rede para 2016.
O governador Geraldo Alckmin participou da divulgação, realizada no Palácio dos Bandeirantes. “Os resultados do Idesp e Saresp 2015 são uma beleza. Isso não é um ranqueamento. É um balizador. Esses resultados são fruto de um processo permanente e, por isso, São Paulo faz anualmente o Idesp e o Saresp, com a seriedade da Vunesp”, disse Alckmin, que destacou a grande evolução nos ciclos I e II, do Ensino Fundamental, e no Ensino Médio. “Também tivemos avanços impressionantes em escolas de ciclo único e de tempo integral, que em três anos teve um salto de mais de 60%”, completou o governador.
No ciclo 1 do Ensino Fundamental a região obteve média 5,90 em 2015, contra 4,88 em 2014. No ciclo 2 do Fundamental o desempenho de 2015 chegou a 3,25, contra 2,72 no ano anterior. Já no Ensino Médio, 2,63 no ano passado e 2,14 em 2014.
No Estado de São Paulo, o Idesp, principal indicador de qualidade das escolas paulistas (criado em 2008), também apresentou no ano passado melhora em todos os níveis de ensino. E acelerou o ritmo do Estado rumo às metas (estabelecidas em 2008) para todos os ciclos em 2030.
Em 2015, São Paulo chegou ao índice 5,25 no ciclo 1 do Ensino Fundamental (a meta é 7,0 para 2030). No ciclo 2 do Fundamental, alcançou 3,06 (a meta para daqui a 15 anos é 6,0). No Ensino Médio, 2,25 (a meta é 5,0 em 2030).
Para cálculo do Idesp, a Secretaria une o resultado do Saresp (em provas de Língua Portuguesa e Matemática) a taxas de aprovação, reprovação e abandono. A comparação entre os anos de 2014 e 2015 mostra avanço importante. A rede estadual avançou de 4,76 para 5,25 no ciclo 1 do Fundamental. No ciclo 2, de 2,62 para 3,06. No Ensino Médio, de 1,93 para 2,25. O ciclo 2 do Fundamental e o Ensino Médio tiveram o maior avanço da história do Idesp: 0,44 e 0,31, respectivamente. O ciclo 1 do Fundamental teve o segundo melhor resultado da história (0,49), perdendo apenas para o avanço de 2008 para 2009 (0,61).
“É evidente que há muito a melhorar, que há um longo caminho para que esses índices sejam comparados aos dos melhores países do mundo em educação. Mas os resultados mostram que ações empregadas estão repercutindo positivamente no aprendizado dos estudantes”, afirma o secretário de Estado da Educação, José Renato Nalini.
Somente no Ciclo I, as escolas paulistas já cumpriram 74,4% (5,25) da meta (7) estabelecida para 2030. No ciclo 2 do Fundamental, o índice de 3,06 representa 50,6% da meta 6. No Ensino Médio, os 2,25 são 44,8% da meta 5.
Saresp
O Saresp de 2015 teve provas realizadas em 24 e 25 de novembro. A rede estadual paulista obteve também os mais avançados nos últimos oito anos. Provas de Língua Portuguesa e Matemática foram aplicadas para todos os alunos do 3º, 5º e 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.
Todas as séries tiveram crescimento em Matemática, com o melhor resultado da história desde 2008. É o segundo ano seguido que os resultados da Educação melhoram em praticamente todas as séries.
Em Língua Portuguesa, somente o 3º do Ensino Fundamental apresentou declínio em relação a 2014. Todas as outras séries avançaram na comparação com o ano anterior. O 3º ano do Médio teve o melhor resultado desde 2012. Já 5º, 7º e 9º anos do Fundamental tiveram o melhor resultado desde 2008.
A Secretaria aferiu que o impacto de movimentos contra a reorganização das escolas, no ano passado, foi mínimo. Os resultados incluem os alunos que boicotaram. E mesmo assim São Paulo avançou.
Além do resultado médio da rede por série avaliada, a Secretaria divulga percentuais de alunos em quatro níveis: Abaixo do Básico (não aprenderam o suficiente), Básico, Adequado e Avançado (estes três últimos aprenderam o que deveriam ou mais). Tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática, todas as séries ampliaram o número estudantes com conhecimentos Básico, Adequado e Avançado, reduzindo, assim, os alunos com nível Abaixo do Básico.