A diretoria da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Dracena apresentou o plano de ação para 2016, com metas estabelecidas para novos investimentos que visam melhorias na prestação de serviços médico-hospitalar à população da microrregião de Dracena.
Nos investimentos incluem o início da construção da segunda etapa do setor ambulatorial de pequenas cirurgias, adequando às normas da vigilância sanitária e a implantação em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, de quatro leitos psiquiátricos para desintoxicação e internação de curta permanência.
Os leitos de suporte hospitalar serão utilizados em situações de urgência e emergência, decorrentes do consumo ou abstinência de álcool, crack e outras drogas.
HEMODIÁLISE – A implantação do projeto de ampliação do serviço de terapia renal substitutiva é outro objetivo para 2016. “A Santa Casa vai buscar junto ao Governo de São Paulo e Federal, recursos para novas instalações físicas, visando acomodar o ambiente que abrigará o Serviço de Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise), ampliando a capacidade operacional de 15 para 25 pontos de máquinas hemodialisadoras”, informa a diretoria.
TERCEIRO PAVIMENTO – Outras importantes obras programadas em 2016 pela diretoria da Santa Casa são o começo da segunda etapa da reforma da ala destinada a internações clínica e cirúrgica aos usuários de convênios e particulares.
“Essa estrutura será reformulada para melhor atendimento dos usuários, utilizando uma estrutura adequada que vai proporcionar mais conforto e acessibilidade. Inserido neste processo será construído o terceiro pavimento que visa futuramente, a incorporação de novos projetos na prestação de serviços”, explica a direção do hospital.
CIRURGIAS ELETIVAS E AMBULATORIAIS – Para ampliar a realização de cirurgias eletivas, a Santa Casa tem como meta intensificar a busca de recursos junto à Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública para viabilizar a realização de cirurgias eletivas geradas pelos atendimentos da rede básica de saúde, reduzindo a demanda reprimida.
CIRURGIAS AMBULATORIAIS – Nos objetivos para 2016, a Santa Casa vai buscar junto à Secretaria Estadual da Saúde, recursos para ampliar a oferta de microcirurgias ambulatoriais, nas dependências do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) – “Dr. Francisco de Assis Martucci”, tanto em quantidade como a inserção de novos procedimentos.
Na área de tecnologia, a Santa Casa traçou para 2016, o avanço na implantação do sistema informatizado de transmissão de informações integradas dos setores da unidade de Saúde, em parceria com empresa especializada em informações de hospitais para assegurar o conteúdo de informações, processadas e proporcionar maior condição de gerenciamento através de relatórios emitidos pelo sistema implantado.
“O objetivo para 2016 será ampliação do sistema, incorporando novos serviços programados para este estabelecimento hospitalar”, acrescenta a diretoria.
MEDICAMENTOS – Outro objetivo da Santa Casa, de acordo com o plano de ação, é garantir a continuidade do controle geral de circulação de materiais e medicamentos, desde a entrada no almoxarifado final, com objetivo de reduzir os custos operacionais e controles rigorosos nos estoques.
CARGOS E SALÁRIOS – A manutenção do “Plano de cargos e salários”, será mantida de acordo com a diretoria com objetivo de aperfeiçoamento da instituição, bem como proporcionar aos seus colaboradores, condições de promoção.
“O Plano de Ação 2016 da Irmandade da Santa Casa de Dracena, consiste em estabelecer objetivos a serem alcançados com o intuito de projetar este estabelecimento hospitalar, com referência em saúde para 12 municípios, em um hospital integrado em seus serviços, buscando sempre a ampliação de novas tecnologias e o aprimoramento de nossas metodologias para alcance da resolutividade dos tratamentos, sempre tendo como princípio a equidade, qualidade e sustentável relação custo-efetividade da prestação de nossos serviços”, explica a diretoria da unidade, na apresentação das metas previstas neste ano.
Em 2015, das metas estabelecidas, a Santa Casa esclarece que 88% dos objetivos estabelecidos no Plano de Ação foram alcançados.