A Penitenciária de Tupi Paulista foi a segunda unidade prisional de regime fechado administrada pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste) a receber a 1ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade. O evento realizado na manhã de ontem, 25, contou com cerimônia de abertura, onde ocorreu a execução do hino nacional e da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), seguido por um café da manhã.
O evento teve como objetivo oferecer aos sentenciados serviços e documentos pessoais, dando a eles condições para estudar, trabalhar, prestar exames públicos como Enem e Enceja, por exemplo, e, consequentemente, contribuir também para remissão de penas oriunda do trabalho e educação. No geral, é um auxílio para retomada da vida em liberdade para cerca de 1.600 sentenciados que receberam atendimento.
O acontecimento, que já vem percorrendo as unidades do regime semiaberto do sistema prisional paulista, contemplou o regime fechado, tendo já passado pela Penitenciária de Assis. Foram emitidos e atualizados os seguintes documentos: Registro Geral (RG); Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito (em caso de viuvez); Cadastro de Pessoa Física (CPF); Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Também foram realizados atendimentos jurídicos (com vistas ao regime semiaberto, livramento condicional e comutação, revisão de penas, entre outros); cortes de cabelo; palestras da Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec) sobre resgate e fortalecimento de vínculos pessoais e familiares, leitura para humanização e inserção no mercado de trabalho; palestras na área de saúde com o médico Evandro Borges de Moraes sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e doenças parasitárias de pele. Além disso, ocorreu aferição de pressão arterial, testes de glicemia, testes rápidos de HIV e sífilis, bem como, avaliação de doenças odontológicas.
A jornada é uma realização da SAP, através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com as Coordenadorias Regionais de Unidades Prisionais. O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a Secretaria da Administração Penitenciária e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil- IIRGD.
SERVIÇO – A Penitenciária masculina de Tupi Paulista está situada na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP 294) – km 677,8. Veja mais fotos da 1ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade no Portal Regional – www.portalregional.net.br