O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou quinta-feira, 25, a taxa de desocupação no País em janeiro que atingiu 7,6%, maior índice do mês desde 2009, quando chegou a 8,2%.
Em janeiro do ano passado a taxa da população desempregada foi de 5,3%.
Conforme o IBGE, a população desocupada (1,9 milhão de pessoas) cresceu 2,7% em relação a janeiro de 2015 (mais 562 mil pessoas em busca de trabalho). Já a população ocupada (23 milhões) recuou em relação a janeiro de 2015 (-2,7%, ou menos 643 mil pessoas).
A pesquisa do desemprego em janeiro deste ano, foi realizada nas seis principais regiões metropolitanas do país, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.
Em Dracena, uma das agências de emprego consultadas pela reportagem sobre a pesquisa, informou que ao contrário de janeiro de 2015, considerado um ano ruim para contratações, neste ano a abertura de vagas no mercado de trabalho, aumentou em cerca de 10%.
“As vagas são para Dracena e região nas áreas do comércio, escritórios, alimentação, setor sucroalcooleiro e nas novas empresas instaladas”, informa a analista de recursos humanos (RH) da agência, Rebeca Bonito Bordoni.
Os postos de trabalho abertos neste começo do ano em Dracena e microrregião, de acordo com a analista, abrangem cargos de vendedor, representante comercial, motorista, balconista, telemarketing, serviços gerais, frentistas, secretária administrativa e ajudante na área industrial.
O setor de alimentação, segundo Bordoni, também desponta na contratação de funcionários para restaurantes e refeitórios das usinas. Outra oportunidade de empregos com oferta de vagas é voltada para adolescentes na faixa etária dos 16 anos. “A carga horária é de meio período e as vagas são para funções como office-boy”, conclui a analista.