Na manhã de ontem, 29, o Corpo de Bombeiros de Dracena, realizou em frente à sede da corporação localizada na rua Visconde do Rio Branco, na Vila Barros, treinamento simulado de acidente no trânsito, entre dois carros e quatro vítimas presas as ferragens. O evento teve por objetivo o treinamento das técnicas e foi alusivo ao dia do Bombeiro Brasileiro, comemorado em 2 de julho.
Utilizando equipes de salvamento, resgate e de incêndio, além de equipamentos modernos e viaturas, o simulado teve como mestre de cerimônia o subtenente Sinval. Tudo transcorreu de forma perfeita com cenas que pareciam reais.
Os bombeiros mostraram ao público presente formado por alunos, professores e direção da EE Julieta Guedes de Mendonça, do vereador Juliano Bertolini e alunos e professores da Apae, como é feito o atendimento de uma ocorrência real de um acidente com vítimas.
O capitão Cláudio Augusto, comandante do 3º subgrupamento de bombeiros de Dracena e o tenente Avanço que comanda o posto local, estiveram presentes e assistiram o simulado, que no encerramento recebeu aplausos do público.
Eles simularam desde a chegada das viaturas, isolamento da área, análise das condições das vítimas até o resgate para o hospital.
No simulado também foi demonstrado o combate ao fogo em um dos veículos que também pode ocorrer em ocorrências de acidentes automobilísticos.
O capitão Cláudio Augusto explicou que neste tipo de ocorrência dependendo da gravidade do acidente, o trabalho de resgate é de 20 minutos até meia hora. Ele acredita que nesse tempo ou até cerca de uma hora os serviços forem concluídos as chances das vítimas sobreviverem é muito grande.
Disse que ficou satisfeito com a atividade.