O dia do Bombeiro Brasileiro ocorre em 2 de julho. Ontem, 30, na Câmara Municipal de Dracena houve solenidade em comemoração a data, marcando os 160 anos da corporação do Brasil. O evento organizado pelo 3º Subgrupamento de Bombeiros de Dracena e pelo 14º Grupamento com sede em Presidente Prudente foi prestigiado por autoridades civis e militares, além de familiares e dos bombeiros.
Houve apresentação dos hinos a Dracena e Nacional, leitura do boletim alusivo à data, entregas de láureas de mérito pessoal e medalhas, mimos aos bombeiros que se aposentaram entre os anos de 2015 e 2016 e a entrega de diplomas de Amigos do Bombeiro a um grupo de pessoas da comunidade e as palavras das autoridades.
O capitão Cláudio Augusto Antunes da Silva, comandante do Subgrupamento, leu o boletim alusivo divulgando a história do Corpo de Bombeiros, a sua criação até a atualidade, que conta com cerca de 10 mil profissionais. O capitão disse que os bombeiros se dedicam a função, com o objetivo principal de salvar mesmo que arriscando a própria vida.
No boletim alusivo constou que o 14º Grupamento de Bombeiros abrange a 10ª Região Administrativa compreendendo 54 municípios do Oeste do Estado, num total de 1 milhão de habitantes. “Parabenizamos a todos os bombeiros militares que hoje recebem suas homenagens através de medalhas e láureas de mérito pessoal que dedicam suas vidas a outras com o desejo de salvá-las. Obrigado a todos”. O boletim lido pelo capitão Cláudio foi assinado pelo tenente Andrés Amaral de Almeida, comandante do 14º Grupamento, em Presidente Prudente.
Falaram também sobre o quanto é importante os trabalhos desenvolvidos pelos bombeiros, o major Ezequiel, subcomandante do 25º Batalhão; vereador Kielse Muniz, convidado da corporação e Ricardo Silva, secretário municipal de Administração, que representou o prefeito José Antonio Pedretti.
Receberam a láurea de mérito pessoal em 5º grau, o soldado Willian Marcelo de Souza Lorenzom; a láurea em 4º grau, o tenente Evandro Avanço Silva, que comanda o Posto de Bombeiros de Dracena, por se destacarem em suas funções e no atendimento de ocorrências.
A solenidade foi encerrada com a canção do Corpo de Bombeiros.