Com a chegada do inverno e temperaturas amenas, os animais de estimação precisam de alguns cuidados especiais. Não é porque possuem pelos, que eles não sentem frio e estão imunes a doenças.
Para amenizar os efeitos do friozinho é preciso rever alguns hábitos.
Segundo o médico veterinário, José Márcio Fruchi, nesta época do ano, os animais ficam mais suscetíveis às doenças respiratórias, entre elas, a traqueobronquite infecciosa canina (popularmente conhecida como gripe canina ou tosse dos canis). Neste caso, para evitar a doença, o veterinário recomenda vacinar o cão contra a gripe. A vacina pode ser encontrada a partir de R$ 40.
José Márcio recomenda ainda que em dias que a temperatura estiver muito baixa é necessário proteger os animais do vento e chuva. Por isso, ele aconselha deixar o cão ou gato ficar dentro de casa. A recomendação vale para pets de todas as faixas etárias. No frio, a necessidade de energia aumenta e os animais que não recebem condições adequadas de alimentação e aquecimento, podem acabar morrendo.
Para aqueles com pelagem curta, a dica são as roupinhas, que têm uma ótima saída nesta época do ano.
Em relação ao banho neste período, José Márcio conta que em dias de temperaturas bem baixas sentiu uma queda de 60% do movimento. “Os clientes mensalistas continuam o banho semanalmente, mas outros preferem esperar passar o frio para trazer o animalzinho para ser higienizado”, explica.
Mesmo no frio, o veterinário salienta que os banhos podem ser feitos uma vez por semana, no entanto, o cuidado deve ser percebido na temperatura da água que precisa estar quente e secá-lo bem com o secador.
Outro fato importante após o banho é não expor o animal a mudanças bruscas de temperatura para evitar o “choque térmico”, que faz diminuir a imunidade do animal.
Quando as temperaturas caem, as chuvas diminuem e os gramados e pastagens ficam mais secas, as populações de carrapatos aumentam consideravelmente e o risco de viver uma infestação torna-se maior. Além do incômodo e da coceira, os carrapatos trazem algumas doenças que podem ser letais para o animal de estimação. Por isso é preciso manter a prevenção, aplicando produtos adequados tanto no animal quanto no ambiente.
Sabonete, shampoo, loção e coleiras são algumas das opções que recheiam as prateleiras dos pet shops prometendo prevenir o aparecimento de pulgas e carrapatos e eliminar os parasitas que possam existir.