Orientar a população do município sobre os perigos no trânsito e as consequências que ele pode trazer para os cidadãos, esse foi o caminho que o Conselho Comunitário de Segurança de Tupi Paulista – Conseg encontrou para atender as inúmeras queixas relatadas pelos munícipes que buscam uma solução para os problemas do dia a dia, frutos da imprudência de condutores que desrespeitam as normas de trânsito, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Situação de más condutas flagradas diariamente por condutores de veículos automotores, como; estacionar em vagas exclusivas para idosos e portadores de necessidades especiais, parar ou estacionar sobre as faixas de pedestres, velocidade excessiva, falta de sinalização, semáforos e pintura de faixas amarelas para a reserva de vagas em via pública são constatados em Tupi Paulista.
Diante das evidências, o Conseg, decidiu devolver em conjunto com os poderes públicos e privados do município, uma campanha educativa no sentido de alertar os motoristas e motociclistas a realidade dos fatos.
Newton Aparecido de Matos, presidente do Conseg, disse que o objetivo da campanha é conscientizar os moradores dá responsabilidade dos seus direitos e deveres enquanto cidadãos.
Ainda segundo o presidente, o Conseg buscará o engajamento de outras entidades do município na concretização do projeto. A campanha será desenvolvida durante a Semana Nacional do Trânsito prevista para o início de setembro.
Participaram da discussão do assunto, o delegado de polícia Adérson Moises Vieira e o sargento da Polícia Militar no município Ricardo Rossafa Silis. A advogada Inajara Simini Guttierrez, presidente da Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil em Tupi Paulista também marcou presença e colocou a entidade a disposição.
Para o fortalecimento da campanha o Conseg vai contar com o apoio efetivo das Policias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Centros de Formação de Condutores, Prefeitura Municipal, Ministério Público e Imprensa. (Com informações da secretaria do Conseg)