A adamantinense Kátia Torres recebeu no dia 19 de junho, na Biblioteca Parque Villa-Lobos em São Paulo, um dos seis prêmios da fase estadual do Mapa Cultural Paulista na linguagem de Literatura, no gênero crônicas. Além da edição 2015/2016, Kátia participou das duas edições anteriores, consecutivamente, concorrendo com o gênero poesia, também representando a Região de Presidente Prudente.
“A sensação de ter conseguido destaque em âmbito estadual foi um misto de alegria, espanto e muita gratidão, pois chegar às finais já é um grande prêmio, estar em São Paulo com outros novos escritores de várias regiões do estado é muito gratificante. O olhar se amplia, saímos do ninho e partilhamos experiências, vivências e voltamos para a nossa cidade trazendo positividade e ânimo para continuar a escrever”, destaca a escritora.
Quanto ao desafio, a escritora acrescenta que é preciso se propor a fazer, romper a barreira da insegurança e encontrar tempo para editar o que se escreve mentalmente. O tempo da narrativa, ou da escrita poética é rápido, mas quando acontece, precisa ser mais rápido que a própria ideia e fazer o registro.
Kátia é formada em Letras pela FAFIA e Pedagogia pela FAI, tendo concluído duas pós-graduações, a primeira em Espanhol pela Universidade de Brasília (UnB) e a segunda em Português e Literatura pela Unicamp.