Os alunos dos 5° anos da rede municipal de ensino de Dracena recebem desde o dia 5 de agosto, orientações que podem salvar vidas, através dos bombeiros. Essa é uma parceria entre a Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria Municipal de Educação e o Corpo de Bombeiros da cidade.
Trata-se do programa Bombeiro Educador implantado nas cidades de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Adamantina e Dracena, no qual uma vez por semana, os estudantes que cursam os 5º anos aprendem sobre as atividades do dia a dia do Corpo de Bombeiros, como, incêndio, acidentes domésticos, primeiros socorros e meio ambiente, incluindo também atividades como quebra-cabeça, cruzadinhas, caça palavras, entre outros.
Seis bombeiros de Dracena ministram as aulas em escolas municipais da cidade, começando o projeto pela Emefi João Millan Barbosa, no bairro Emílio Zanatta. Ainda não há uma data específica de término para o curso, mas segundo relatos de professores e da coordenadora da unidade escolar, os estudantes estão assimilando muito bem as informações passadas em salas de aula e demonstram muita empolgação nas atividades.
Em meados de julho, a Secretaria Municipal de Educação recebeu 500 cartilhas do programa. De acordo com a secretária da pasta, Fernanda Gerônimo Nasser, a aplicação do programa para a rede municipal não implicará em custos para o Executivo.
No término das aulas ministradas em cada escola municipal, está previsto para ser agendada uma visita dos alunos ao quartel do Corpo de Bombeiros. Também haverá formatura para os estudantes que participaram do programa.