Cerca de 70 pessoas prestigiaram ontem, 23, o Circuito Move Brasil de Badminton, realizado no Ginásio de Esportes Dovilho Moura, em Dracena, e que ao todo beneficiará 11 cidades do Oeste Paulista, durante esta semana.
Com o objetivo de promover a modalidade olímpica de maneira educativa e gratuita, o evento foi uma realização do Sesc Thermas de Presidente Prudente com participação da Febasp (Federação de Badminton do Estado de São Paulo), e contou ainda com o apoio da Prefeitura de Dracena por meio da Secretaria de Esportes.
A oficina foi dividida em duas etapas. Na parte da manhã, oito professores da rede pública participaram de atividades formativas, nas quais aprendem sobre as regras, adaptações e formas de aplicação do esporte, além da troca de experiências com profissionais da área de educação física.
Já à tarde, aproximadamente 60 alunos das escolas municipais Luiza Rossa Ribeiro e Guilherme Tammerik, presenciaram uma apresentação esportiva e depois entraram em quadra para aprender na prática a modalidade.
“É uma oportunidade inovadora de divulgar o Badminton e também incentivar a prática de atividade física para as crianças e a população no geral. Ainda não tínhamos esse esporte em Dracena, mas, por exemplo, foi através de uma dessas oficinas da Prefeitura com o Sesc Thermas que surgiu o time de rugby local, tamanha a importância desse tipo de ação”, declarou o Secretário Municipal de Esportes, José Carlos Barbosa.
Além do Secretário, estavam presentes os professores de Educação Física, Adriano Gonçalves (Cute) e Emerson Silva; o presidente da Febasp, Manoel Gori e seu auxiliar Leandro.
“Além de promovermos o esporte, que mesmo sendo uma modalidade olímpica ainda é pouco praticado, tem todo um lado lúdico já que a peteca fez parte da infância de quase todo mundo. É um projeto muito especial”, avaliou Manoel Gori, que além de presidente da Febasp, foi um dos 10 melhores atletas do campeonato brasileiro da modalidade.
O esporte
O Badminton é um esporte em que cada jogador usa uma raquete para bater na peteca, considerado o esporte de raquete mais rápido do planeta, atingindo uma velocidade que pode ultrapassar 300km/h em jogos profissionais.
O objetivo é fazer com que a peteca toque o campo do adversário, passando por cima da rede. Quando isto acontece, é contabilizado um ponto, e se o jogador jogar a peteca para fora da quadra o ponto é anotado para o adversário.
JUNQUEIRÓPOLIS- Em Junqueirópolis, o Circuito Move Brasil de Badminton, será realizado hoje, 24, a partir das 9h na Escola Municipal Jair Luís da Silva e à tarde, às 14h no Ginásio Cícero Gomes, com entrada gratuita.