Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Irapuru 1, em Irapuru, estão nos preparativos para a apresentação geral do projeto “A Beleza da Diversidade” hoje, às 14h, na quadra do centro socioeducativo.
Familiares, autoridades locais e membros da comunidade foram convidados para assistir às apresentações artísticas que resultam dos debates sobre consciência negra, que permearam as atividades pedagógicas do centro socioeducativo ao longo de 2016.
No mês de novembro, quando se celebrou o dia da Consciência Negra – instituído no dia 20 de novembro, aniversário da morte de Zumbi dos Palmares – intensificou-se a preparação do evento, que terá exibições de dança, capoeira e paródia da canção “Assim sem você”, do cantor de funk Buchecha, e jogral, ambos com o tema preconceito.
Questões como respeito à diversidade – seja religiosa, de raça ou gênero –, empatia, resiliência e afrodescendência foram alguns dos temas que a equipe multidisciplinar do CASA, educadores das oficinas culturais ministradas por profissionais da organização social Gada e os professores da educação escolar discutiram nas aulas ou nas oficinas do Quesito Cor, que ocorrem duas vezes por semana.
“Debatemos valores que devem permear nossas relações e nos levar a viver melhor”, explicou a coordenadora pedagógica do CASA Irapuru 1, Nancy Mendonça.
Na culinária, serão servidos para todos os presentes durante o evento pratos de origem africana, como mandioca e batata doce com molhos vermelho e de alho, além de chá de erva cidreira com limão.