A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Dracena avalia os danos causados pelas chuvas das últimas semanas no município. De acordo com o secretário Moisés Antônio de Lima pontes e estradas da zona rural ficaram mais avariadas devido às chuvas do começo desta semana.
Conforme o secretário, a maioria das pontes rurais está com problemas e precisam ser recuperadas, apontando as pontes no bairro Iandara, nas divisas com os municípios vizinhos, Ouro Verde Junqueirópolis e Tupi Paulista (ponte Seca). Na ponte seca, Moisés informou que terça-feira, 24, à tarde, iria ao local verificar a gravidade da situação.
Algumas foram recuperadas, conforme o secretário, incluindo a bairro Tocantins e córrego do Prado. O secretário informa ainda que estará entrando em contato com as usinas de álcool e prefeituras da região para firmar parcerias na recuperação de estradas e pontes.
SOL – A dificuldade, de acordo com o secretário e vice-prefeito é enviar os maquinários para a zona rural por causa das chuvas que não param. “É preciso pelo menos dois a três dias de sol, caso contrário, se o maquinário for mexer nas estradas como estão a terra se transforma em barro e ficarão intransitáveis”, explica.
O secretário informa que as Secretaria da Agricultura e Obras estão trabalhando em conjunto utilizando os maquinários e funcionários para recuperar o que foi danificado tanto na zona urbana, como na rural.
“Temos duas máquinas patrol, uma pá-carregadeira e um retroescavadeira para os serviços e a partir de segunda-feira, 30, uma patrulha agrícola formada por dois caminhões, uma retroescavadeira, uma patrol e uma pá-carregadeira vai reforçar os trabalhos na zona rural”, acrescenta Moisés.
VOLTA ÀS AULAS – O objetivo, conforme o secretário é deixar as estradas em condições de uso, para o início das aulas da rede estadual no próximo dia 2.
“Todos os trajetos dos ônibus de estudantes na zona rural estão sendo monitorados para fazer um levantamento e recuperar as estradas para o transporte dos alunos”, explica.
ZONA URBANA – Na área urbana de Dracena, o secretário informa que duas equipes irão realizar roçadas de praças e escolas e nos bairros estão sendo feitos arrastões de limpeza, com retirada de galhos, folhas e entulhos que se juntaram com as chuvas dos últimos dias.
Desde segunda-feira, 23, de acordo com Moisés, cinco caminhões estão sendo utilizados no recolhimento, nos bairros Tonico André, Parque Dracena, Santa Clara e terça à tarde, nas imediações do terminal rodoviário e teatro municipal.
O secretário orienta o morador que verificar entulhos acumulados pelas enxurradas, deve comunicar a Secretaria da Agricultura que os materiais serão recolhidos.
Ainda na área urbana, Moisés aponta problemas decorrentes das chuvas em pontos que incluem a alameda Portugal, bairro Palmeiras, na José Bonifácio (recuperado) e na rua Visconde do Rio Branco.
Roçadas de acordo com o secretário foram feitas na praça do Rotary, no Idec e estão programadas no posto de Saúde do Santa Clara, Velório Municipal, Instituto Médico Legal (IML), entre outros pontos críticos.
ESTRADAS – A assessoria de Comunicação da Prefeitura informa que na Estrada Rural DRA-343 (Dracena-Tupi Paulista), sentido bairro Oasis, à direita, antes do Motel Savana, necessita de reparos urgentes.
“Foi solicitado pela Prefeitura Municipal de Dracena, vistorias por parte do 2º Batalhão da Polícia Militar Ambiental, para que seja possível solucionar este problema, assim como em outros quatros segmentos de estradas (veja abaixo), garantindo o tráfego dos munícipes que se encontram “ilhados”.

ESTRADAS A SEREM REPARADAS
DRA 254 – (Após laticínio, primeira entrada a direita, 5 km adiante) Tubulação cortada
DRA 070 – Bairro Iandara – ponte antes da estrada férrea (fazenda Santa Luzia) cabeceira de ponte
DRA 352 – Bairro do Tigre (rua Irradiação, sentido antena de rádio) cabeceira de Ponte
DRA 224 – Bairro das Antas (Estrada Kashiura/Amarildo Vidrosul) cabeceira de ponte.