Uma criança nasceu na manhã de ontem, 1º, dentro de uma viatura da Unidade de Resgate (UR) do Corpo de Bombeiros, no Parque Alexandrina, na zona norte de Presidente Prudente. O parto normal aconteceu durante o trajeto entre a casa da mãe e o Hospital Regional (HR).
Como a gestante já apresentava o rompimento da bolsa amniótica e fortes contrações, os bombeiros auxiliaram no parto, que transcorreu com segurança, por volta das 6h50. Após o nascimento, a mãe e a bebê foram encaminhadas ao HR, onde permaneceram internadas.
Segundo os bombeiros, a mãe, Eunice Natalina da Silva, de 41 anos, estava na 41ª semana de gestação.
O tenente Diego Pecoraro, do Corpo de Bombeiros, contou ao G1 que não houve tempo para conduzir a gestante ao HR e, por isso, a equipe decidiu por auxiliar no procedimento do parto durante o deslocamento para a unidade de saúde.
O oficial explicou que os bombeiros possuem um “kit parto” dentro das viaturas, que conta com materiais esterilizados e apropriados para este tipo de trabalho. Na manhã de ontem, 1, ele visitou a mãe e a filha, que recebeu o nome de Maria Vitória, no HR e disse que o encontro foi “emocionante”. A recém-nascida, inclusive, já recebia a amamentação da mãe.
Segundo os bombeiros, ambas se recuperam bem.
“Estamos capacitados para fazer a assistência ao parto, pois temos treinamento e materiais adequados”, salientou Pecoraro ao G1.