Ontem (3/5), após receber a informação de que aluno da Emefi Ottília Braz Noguerol teria sido diagnosticado com meningite, a reportagem entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Dracena que, por meio de nota, confirmou a informação. Trata-se de um aluno que estuda na referida escola municipal. Acompanhe a nota oficial na íntegra:
A Prefeitura Municipal de Dracena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública, informa a confirmação de um caso de meningite inespecífica, conforme laudo da Santa Casa de Misericórdia de Dracena, em um aluno de quatro anos da escola Otília Braz Nogueirol.
A Secretaria de Saúde realizou a higienização da unidade escolar, rotina adotada desde o primeiro caso de meningite registrado na cidade, e também em todas as EMEIs e EMEFIs de Dracena.
A pasta ainda enviou uma enfermeira da Vigilância Epidemiológica para orientar pais, alunos e funcionários da Otília sobre a doença, nos períodos da manhã e tarde.
Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, as aulas das escolas do município não foram e nem serão suspensas em nenhuma unidade.
Vale ressaltar que esse tipo de meningite caracteriza-se por um vírus presente no ar, podendo a criança ter contraído o problema em qualquer ambiente e não especificamente na escola, por isso, conforme o próprio Ministério preconiza, não há necessidade da interrupção das aulas.
Outros casos –
Os dois primeiros casos de meningite viral em Dracena foram registrados em janeiro, em duas meninas moradoras do Bairro Emílio Zanata e estudantes da EMEI do bairro.
No dia 15 de fevereiro foi confirmado o terceiro caso, em um menino de 1 ano e sete meses, morador do Centro. A criança, que não frequentava nem uma EMEI na época, ficou internada alguns dias, chegou a ser encaminhada ao Hospital Regional de Presidente Prudente, mas devido a sua melhora foi liberada em poucos dias.
O quarto registro foi no mês de março também em um menino, de um ano e dez meses, aluno da EMEI Lar Infantil e morador do Jardim Brasilândia.
A aluna de quatro anos da Emei Cantiga de Ninar, também aconteceu no mês de março, e foi o quinto registro.
O sexto caso foi na última semana de março, em um aluno de cinco anos da escola particular Bela Infância.
O último caso de meningite viral foi confirmado na primeira semana de abril, em um menino, de quatro anos de idade, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil (EMEFI) João Vendramini.