Duas semanas após o grave episódio da forte chuva de granizo que atingiu Dracena no dia 19 de maio, a Prefeitura Municipal de Dracena, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Fundo Social de Solidariedade, vêm prestando total apoio às famílias que sofreram grandes ou totais perdas devido ao ocorrido.
Até o dia 26 de maio, os desabrigados ficaram instalados no alojamento montado na Escola Técnica Municipal Prof.ª Isaura Sampaio, onde receberam mantimentos, cuidados básicos e orientação de assistentes sociais e psicólogas. Após essa data, quem ainda não tinha para onde ir, pôde ficar alojado no Albergue Municipal de Dracena, enquanto a Prefeitura providenciava a manutenção dessas famílias carentes e desabrigadas.
“Fizemos uma classificação de extrema prioridade, prioridade, média prioridade e sem prioridade, conforme o grau de necessidade de cada família, e também para podermos nos organizar e atender emergencialmente aos mais prejudicados, priorizando os desabrigados”, esclareceu a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Ana Carolina Cenedesi Bertolini.
Conforme os dados da Secretaria de Assistência, 153 famílias (471 pessoas) ficaram em situação de extrema prioridade; 92 em prioridade (236 pessoas); 168 famílias como prioridade média (486 pessoas); e 547 famílias (1497) sofreram danos mais leves.
Além da grande participação da população local e regional, com doações e trabalho voluntário, igrejas e clubes de serviço também tiveram um papel fundamental nessa corrente do bem.
“Graças a união de toda a comunidade, nesta sexta-feira (2) já não temos nem uma família desabrigada em virtude da chuva. Durante esses 15 dias trabalhamos arduamente para resolver esses casos mais graves e conseguimos, mas a luta ainda não terminou e mais uma vez contamos com a solidariedade e compreensão de todos”, pontuou Ana Carolina.
A primeira dama ressalta que ainda precisa-se de doações para dar continuidade às ações em prol das famílias mais afetadas pela chuva, sendo materiais de construção a maior necessidade neste momento.
Serviço: Quem puder colaborar com as famílias em questão, os materiais de construção devem ser levados para a Secretaria Municipal de Obras, localizada na Fapidra. Outras doações podem ser entregues na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, na Avenida Expedicionários, n.º 1370. Mais informações pelo telefone (18) 3822-6899.