A Unesp completou 14 anos neste mês de agosto e em alusão à data, houve uma sessão solene no auditório da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (FCAT) da Unesp – campus de Dracena na manhã de ontem (22).
Na mesa diretora estavam: o diretor da FCAT, professor Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo; o vice-diretor, professor Fábio Ermino Mingatto; o prefeito do município de Dracena, Juliano Brito Bertolini; o presidente da Câmara Municipal de Dracena, Rodrigo Rosseti Parra; o diretor executivo da Fundec, Edson Hissatomi Kai, além de representantes docentes da Unesp de Dracena.
Edson H. Kai ressaltou em sua fala o crescimento na área de educação que a cidade presencia nos últimos anos; Rodrigo R. Parra e Juliano B. Bertolini falaram da junção de esforços do Legislativo e do Executivo local para que as ações voltadas ao desenvolvimento da educação fossem implantadas e mantidas ao longo dos últimos anos na cidade de Dracena.
O diretor da FCAT, professor Paulo, agradeceu a todos aqueles que tornaram possível o desenvolvimento pelo qual a Unesp de Dracena passou nos últimos, desde o início das atividades nas instalações da Fundec em 2003, até a consolidação do campus em unidade universitária em 2015, com destaque para o apoio da imprensa local, além das forças políticas municipais e estaduais, docentes, funcionários e alunos que passaram pelo Campus de Dracena durante os 14 anos da sua história.
A instituição possui dois cursos de graduação: Zootecnia e Engenharia Agronômica, além do programa de pós-graduação Stricto Sensu (mestrado) em Ciência e Tecnologia Animal. De acordo com dados fornecidos pela Unesp de Dracena, até o momento 316 alunos se formaram em Zootecnia. A colação de grau da primeira turma do curso de Engenharia Agronômica será neste ano. Já no programa de pós-graduação (mestrado) oferecido em parceria com a Feis/Unesp – Campus de Ilha Solteira, 79 alunos concluíram os estudos e alcançaram o título de mestres.
A unidade dracenense também atende os estudantes de Dracena e região que concluíram ou estão cursando o terceiro ano do ensino médio por meio do cursinho pré-vestibular Alvo. Em dez anos de existência, o programa já preparou 720 alunos para exames vestibulares. O programa é formado por uma equipe de 28 professores, entre alunos bolsistas e voluntários, que se revezam para ministrar aulas e desenvolver atividades práticas. O ensino é gratuito com material apostilado entregue ao aluno.
O campus também conta com uma Estação Climatológica. Diariamente são medidos elementos climáticos como: temperatura, umidade relativa do ar, precipitação pluvial, velocidade do vento, etc. Esses dados servem como ferramenta em diversas atividades agrícolas e em pesquisas científicas no campo agropecuário.
Atualmente, a Unesp desenvolve 23 projetos de extensão, destacando diversos temas que buscam o aprimoramento de alunos, produtores e diversos setores da comunidade. (Com informações de Renan Buchini da Unesp Dracena).