O Teatro Municipal Aécio de Feo Flora, começa a ser recuperado após os danos causados pela chuva de granizos que ocorreu no município, no último dia 19 de maio. O objetivo, segundo o secretário de Cultura, João Paulo Benini, que no começo de novembro o teatro esteja a apto a funcionar e seja reaberto.
As reformas começaram há pouco mais de uma semana, a partir do telhado que foi um dos locais mais prejudicados do Teatro com as pedras de granizo. “A parte do telhado já está pronta, agora vai ter início a reforma do palco, que também foi bastante atingido”, explica o secretário nomeado. A expectativa conforme o secretário é que no começo de novembro o teatro esteja a apto a funcionar e ser reaberto.
Para testar a restauração e precavendo de alguma eventual infiltração que poderia ser causado por uma próxima chuva, foram usados caminhões-pipa da Emdaep para testes.
Na quarta-feira, 30, teve início a reforma do palco, onde o piso da madeira (placas de taco) empenou devido o alagamento que ocorreu durante a forte chuva. “Agora que o piso está bem seco, será lixado e impermeabilizado”, informa Benini.
Na parte acústica, os isopores que ficam sobre o setor da plateia serão substituídos e as instalações elétricas vão passar por uma revisão.
Os aparelhos de ar condicionado não foram danificados e as poltronas após a chuva foram cobertas para evitar acúmulo de água nas espumas e estragassem em caso de outra forte chuva. “Será preciso fazer uma limpeza”, acrescenta o secretário. Também está na programação, a pintura do teatro.
De acordo com Benini, a reforma não será geral, mas sim reparos necessários de acordo com o orçamento que a Prefeitura dispõe para que o teatro volte a funcionar após ter sido interditado pela Prefeitura depois da chuva de maio.
“O objetivo é que o teatro fique pronto para a temporada de apresentações no final do ano de ballet, escolas de música e municipais”, ressalta o secretário, concluindo que a Prefeitura quando tiver os recursos disponíveis tem como meta realizar reforma geral no Teatro Municipal. Os investimentos para a reforma são do próprio município.
O valor da obra que incluiu reforma do telhado, consertos do telhado, forro, palco e higienização nas cadeiras está orçado em R$ 25 mil.