Está marcado para amanhã, a partir das 18h, a entrega oficial do Centro Dracenense de Atendimento ao Cidadão (Cedrac), que fica localizado no cruzamento da avenida José Bonifácio com a rua Maracaju, centro.
O evento contará com as presenças do prefeito Juliano Brito Bertolini, secretário de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania Dr. Márcio Elias Rosa, superintende do Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo (IMESC), Dr Sérgio Maranhão, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Convencionais de Soluções de Conflitos, José Carlos Ferreira Alves, representando o presidente do Tribunal de Justiça (TJ) do Estado de São Paulo, Paulo Dimas, deputado estadual Reinaldo Alguz e demais autoridades municipais.
Conforme o chefe do Executivo, no dia da inauguração do Cedrac, ele irá assinar convênio junto com a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, para a instalação do Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo (IMESC). Além disso, no início do mês passado, o prefeito Juliano Bertolini assinou e firmou convênio com o TJ para a instalação do Posto Avançado do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), cujo foco no atendimento a população será voltado aos conflitos familiares da Vara Familiar.
De acordo com prefeito de Dracena, Juliano Bertolini, o Cedrac irá abrigar num único prédio, secretarias municipais e demais órgãos da cidade e do estado, com o intuito de centralizar e melhorar o atendimento em benefício ao cidadão.
Segundo Bertolini, o Centro Dracenense de Atendimento ao Cidadão está dividido em quatro blocos, sendo que o primeiro, na porta de entrada do prédio estão as alas divididas em salas,banheiros com adaptações para deficiente físico e copa que abrigará: Posto Avançado do Cejusc, IMESC, Sebrae e Sebrae Mais, Sert/PAT, Junta Militar, Núcleo Fiscal Municipal, Banco do Povo, Procon, IBGE e DAEE.
Ainda segundo Juliano, no bloco 2 que estão divididos em salas, serão: a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Habitação e Trabalho, Secretaria de Cultura e Turismo e Biblioteca Municipal.
No bloco 3, conforme o prefeito Juliano, também divididos em salas serão a Clínica de Psicologia da Unifadra e a Secretaria de Assistência Social e por fim, no bloco 4, será parte do setor de gerenciamento da Vigilância Epidemiológica e Sanitária e do pátio da frota municipal das secretarias.
O prédio com total do terreno é de 3.147,71 m2 e de construção de 1.974,28 m2 que já foi uma antiga concessionária de veículo e outros empreendimentos da cidade, que segundo o prefeito Juliano, a Prefeitura paga por mês R$ 12 mil.
De acordo com o secretário designado de Obras e Assuntos Viários, Divanir Ledo dos Santos, o custo investido nas adequações do prédio para abrigar vários órgãos foi por volta de R$ 200 mil entre os serviços realizados e de materiais.
Conforme Bertolini, para abrigar as secretarias e órgãos municipais e do Poder Judiciário foi mantido a estrutura original do prédio e realizado adaptações no sistema elétrico e hidráulico e colocações das divisórias para as salas dos departamentos, além de outras melhorias no local.
Ainda segundo Juliano, com a centralização das secretarias municipais serão economizados entre seis a sete alugueis pagos pela Prefeitura e beneficiará a população com a comodidade de centralizar diversos órgãos públicos em um só lugar.
O Centro Dracenense de Atendimento ao Cidadão (Cedrac) irá começar atender a população já nesta terça-feira, 5, de acordo com o prefeito Juliano, exceto, segundo o mesmo, o bloco 3, que é a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e a Clínica Psicológica.