Ontem (6) de manhã, o capitão Ivan Garcia de Oliveira, comandante da 1ª Cia. da Polícia Militar de Dracena, informou que o resultado da primeira vistoria feita nas praças esportivas onde foram apontadas em alguns casos, a necessidade de adaptações de segurança para o público será enviado ao Ministério Público através de ofício.
A vistoria realizada por ele no início do mês de abril juntamente com o tenente Cavalari, da Polícia Militar e o sargento Cereali, dos Bombeiros, para as disputas dos Jogos Regionais indicou que somente os ginásios de esportes Galenão (Fundec) e da ABD estão com laudos positivos do Corpo de Bombeiros e aptos para as disputas dos Jogos. As demais praças precisam de adaptações.
De acordo com o capitão, uma nova vistoria será feita nas praças esportivas no mês que vem.
Ivan explicou que a Prefeitura já foi notificada da necessidade de melhorias e que a parte técnica das condições dos locais é de responsabilidade do Corpo de Bombeiros que emite o laudo final e cabe a Polícia Militar, a complementação. “O primeiro passo é o atestado de vistoria dado pelos bombeiros que aprovam ou não as condições e, depois, a polícia faz a conferência do documento”, disse o capitão.
Segundo o capitão, a Polícia Militar não está querendo atrapalhar em nada o evento, mas sim garantir a segurança dos locais onde haverá grande aglomeração de pessoas, conforme prevê a lei.
Com essa posição do capitão Ivan, a administração pública municipal terá que providenciar as melhorias nas praças esportivas para que o Corpo de Bombeiros dê o laudo final antes dos jogos.
O secretário de Esportes e Cultura, José Carlos Barbosa, Zéca, procurado pela reportagem, explicou que foi disponibilizado recurso para ser feita as melhorias nas praças esportivas e o setor que foi indicado pelo prefeito José Antonio Pedretti é o de Obras, cujo secretário é o Cido Celestino. A reportagem tentou falar com o secretário de Obras via celular ontem às 16h16, porém a ligação não foi atendida.