A cantora de soul Adele triunfou em seu retorno ao palco no domingo, levando seis Grammys e vencendo em todas as categorias para as quais fora indicada, incluindo álbum do ano por “21” e melhor gravação com “Rolling In The Deep.”
Por mais feliz que o espetáculo tenha sido para Adele, foi igualmente sério com tributos para a cantora Whitney Houston, que morreu repentinamente no sábado. Ela foi lembrada por colegas artistas em discursos e músicas. A cantora Jennifer Hudson cantou a canção de sucesso de Whitney “I Will Always Love You” e o apresentador do Grammy, LL Coo J, fez uma oração para a família, amigos e fãs da cantora.
Mas foi Adele quem roubou o show. A jovem de 23 anos, que tomou o universo musical de suspresa, passou por uma cirurgia nas cordas vocais no final do ano passado e estava repousando a voz por ordens médicas até a grande noite da indústria da música. Pela primeira vez desde a operação, a cantora britânica subiu ao palco para cantar “Rolling In The Deep” e terminou sendo ovacionada pela plateia.
Ela levou os três melhores prêmios da indústria fonográfica – álbum, gravação e canção do ano – e somou melhor artista pop solo, melhor vocal pop e melhor curta de vídeo à sua pilha de troféus.
Com lágrimas nos olhos e dificuldade para falar quando subiu ao palco para receber o prêmio principal da noite, o de álbum do ano, Adele falou sobre “21” e sobre as sinceras canções compostas depois de um relacionamento fracassado.
“Este álbum é inspirado por algo que é realmente normal e algo que todo mundo já passou, um relacionamento ruim, e passou para a realização de coisas de que mal posso dizer como me sinto. Foi o ano mais transformador da minha vida.”
Os roqueiros do Foo Fighters foram os outros grandes vencedores, levando cinco Grammys, incluindo melhor performance de rock pelo sucesso “Walk”.
Organizadores do Grammy entregaram prêmios para mais de 75 categorias e muitos dos vencedores mencionaram Whitney Houston. A cantora Melanie Fiona, que venceu junto com Cee Lo Green pela tradicional performance R&B com a música “Fool For You”, disse que foi inspirada pela cantora.
O DJ Shrillex levou dois Grammys por melhor gravação dance e melhor álbum dance/eletrônico pelo “Scary Monsters and Nice Sprites”.
Os rappers Jay-Z e Kanye West venceram na categoria melhor performance de rap com a música “Otis”, do álbum “Watch The Throne”, mas não apareceram para receber o prêmio. Chris Brown ganhou o Grammy para melhor álbum de R&B “F.A.M.E.”
Bruce Springsteen e a E Street Band, Chris Brown, Coldplay e Rihanna, Jason Aldean e Kelly Clarkson apresentaram animadas performances. Alicia Keys e Bonnie Raitt cantaram um dueto da música “A Sunday Kind of Love”, de Etta James, que também morreu em 2012.
Minaj deu aos fãs uma incrível apresentação ao final do espetáculo e Paul McCartneu encerrou com um pesado show de guitarra ao lado de Springsteen, Grohl e outros.
Por fim, um dos momentos mais emocionantes do show foi quando Mitch e Janis Winehouse, pais da cantora Amy Winehouse, que morreu em 2011 por excesso de consumo de álcool, receberam o prêmio de melhor dueto pop ou performance de grupo para a dupla Amy Winehouse e Tony Bennett com a música “Body and Soul.