A Associação Dracenense de Esportes e Cultura (Adec) promoveu no último domingo (24), em sua sede, o 1° Festival de Taiko da Alta Paulista, com o objetivo de incentivar a participação do jovem para preservar e dar continuidade na forma de expressão milenar da cultura japonesa. Além dos representantes de Dracena, alunos de Presidente Prudente, Junqueirópolis, Lins, Marília, Araçatuba, Jales, Arapongas e Astorga (PR), se apresentaram no evento.

De acordo com o coordenador do taiko de Dracena, Leandro Kenji Miyaguchi, cerca de 400 pessoas estiveram presentes entre tocadores e público. “O festival foi além do que esperávamos. Todos ficaram encantados com as apresentações”.

Cada grupo apresentou de duas a três músicas. Para abrir o festival o coordenador Miyaguchi tocou o taiko e Márcio Kuada cantou música em japonês. Em seguida, sete líderes do taiko de São Paulo, fizeram apresentações belíssimas.

No encerramento do evento, todos os nove grupos receberam troféus. O 2° Festival de Taiko da Alta Paulista está previsto para ocorrer no ano que vem em Junqueirópolis.