O consagrado duo de música de São Paulo “Voz e Violão – Tradição e Folclore”, com Adélia Issa (voz) e Edelton Gloeden (violão) apresenta-se hoje (20), às 20h, no Teatro Municipal Maestro Aécio de Féo Flora, na 1ª Semana Cultural de Dracena. A classificação para este espetáculo é de 7 anos, com duração de 75 minutos. O duo interpreta canções e obras para violão solo escritas por alguns dos mais famosos compositores do século XX.

Amanhã (21), a atração será o espetáculo “Dusting Powder To You, Elis”, Dança Butoh do Ogawa Butoh Center de São Simão (SP), às 20h. A classificação-indicativa é a partir de 14 anos. A duração é de 50 minutos.  A dramaturgia, direção, atuação, produção, cenografia, adereços, figurino e maquiagem é de João Butoh, a assessoria é de Décio Sebastião Pereira Xavier.

 O nome do espetáculo é uma alusão ao “happy birthday to you”, “dusting powder“ significa talco, referente a cor branca dos figurinos, do cenário e a maquiagem que o bailarino usa sobre todo o seu corpo, o perfume do talco como forma de carinho, como um presente, uma fragrância especial, para uma artista muito especial – Elis Regina Carvalho Costa.

O espetáculo tem início no suposto momento de sua morte, e todo o desenrolar do mesmo se passa como um flashback em sua mente. A coreografia do espetáculo foi baseada em gestos da cantora, registrados em vídeos durante sua carreira. Esses gestos foram incorporados ao butoh, atingindo uma proposta cênica que desmistifica o lado humano da cantora, o qual é revelado sob o prisma mãe-mulher-artista. 

A trilha sonora não acompanha a ordem cronológica de sua carreira, as músicas foram colocadas em seqüência de modo que parecesse que a própria Elis Regina esteja contando (revivendo em flashback) a sua história.

A 1ª  Semana Cultural, que se estenderá até domingo (23) é resultado das parcerias entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado da Cultura / PROAC, Projeto Circulando Ópera, Circuito Cultural Paulista e Circuito Cultural – SESI.

Ontem, no primeiro dia do evento, a plateia do Teatro Municipal estava lotada para a encenação da peça infantil A Bruxa Malabé da Cia. Cornucópia de Teatro de Ribeirão Preto.

BUTOH – O butô é uma dança que surgiu no Japão pós-guerra e ganhou o mundo na década de 1970. Também é inspirado nos movimentos de vanguarda: expressionismo, surrealismo, construtivismo. É o resultado, não artístico, mas muito mais filosófico, da confluência de duas culturas completamente opostas e nitidamente anacrônicas: a ocidental, que vinha sendo consubstanciado pelos idos da modernidade de uma ideologia americana dos anos 50; e pela oriental, extremamente embasada em séculos e séculos da mais pura tradição milenar japonesa.

O Butoh preocupa-se em expressar a individualidade do butoka, sem máscaras e véus de alegoria; expressar o que o ser humano tem de verdade em sua alma, em seu espírito, mesmo que para isso desvende o que pode haver de mais sórdido, solitário e trevas no interior do dançarino. E para que isso seja expresso, não cabe que o meio pela qual se dá a expressão seja preso à convenções que mascaram a verdade da alma humana. (Com informações da Assessoria de Imprensa)

SERVIÇO – Os ingressos gratuitos podem ser retirados na Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo de Dracena, localizada à Av. José Bonifácio, 925, telefones (18) 3821-4798 / 3821-4049.