O programa Viagem Literária, da Secretaria da Cultura de São Paulo, começou sua temporada 2014. Até o final do ano, 80 cidades participantes no interior e litoral receberão atividades especiais de estímulo à leitura, sempre gratuitamente, nas bibliotecas públicas locais, até o dia 29 de agosto diversas cidades receberão companhias de contadores de histórias. 
As cidades de Pacaembu e Presidente Prudente receberão nesta quarta e quinta-feira, 14, em dois horários, a Arts Company formada pela Karin Dormien e Viviane Victtorin. Elas são responsáveis pela montagem de ‘Um Caldeirão de Poemas’, de Tatiana Belinky. “Será um enorme prazer para nós compartilhar com as crianças no Viagem Literária e os educadores este reino encantado, esta janela para o mundo que é o universo de criação de Tatiana Belinky”, afirma Karin. 
Já as cidades de Presidente Venceslau, Mirante do Paranapanema, Anhumas e Rancharia receberão, entre os dias 11 e 15 de agosto, a Cia. Sábias Cenas criada em 2005, pelas atrizes Regina Pessoa e Rúbia Konstantyni. Ao longo desses quase nove anos, realizou inúmeros projetos com foco no incentivo à leitura. A companhia já se apresentou por muitos espaços: Sesc’s, casas de cultura, bibliotecas públicas, livrarias, praças, escolas e cantinhos onde couberam contos, amor e arte. 
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – Sucesso entre as crianças de todas as idades, a contação de histórias promove o contato com a literatura fora da escola, de uma forma divertida, na companhia de contadores que transformam cada narrativa em um mundo de imaginação e criatividade. O primeiro módulo do Viagem Literária será de contação de histórias para o público infantil. Ao todo, serão 160 apresentações entre os dias 4 e 29 de agosto. Nesta fase, a programação seguirá por 80 municípios paulistas com 16 artistas e grupos. 
A prática de contar histórias está presente desde o início da comunicação. Durante séculos, essa arte foi cultivada por diversos povos ao redor do mundo, e ainda hoje fascina crianças e adultos com os contos, fábulas e lendas de todos os povos. Quando se conta ou ouve uma história, a prática da oralidade é fortalecida, proporcionando a quem ouve a oportunidade para desenvolver a imaginação, o vocabulário e estimular a criatividade. 
Essa atividade é muito importante na formação de uma criança, porque, ao ouvir histórias, ela encontra um mundo de possibilidades, palavras e situações que o cotidiano não traz, abrindo caminhos para descobertas, perguntas e compreensão do mundo. O contador também trabalha a linguagem oral e a corporal, tornando a atividade um verdadeiro teatro sem roteiro em que a criança passa a interagir com as histórias, acrescenta detalhes e personagens.
CIDADES – Conheça os municípios participantes do Viagem Literária 2014: 
Águas de Lindóia, Araraquara, Anhumas, Apiaí, Araçariguama, Arujá, Auriflama, Bady Bassitt, Bastos, Batatais, Boituva, Buritama, Cananéia, Catanduva, Cedral, Cruz das Posses, Diadema, Fartura, Fernandópolis, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Garça, Gastão Vidigal, Guapiaçu, Guararema, Ilha Comprida, Itanhaém, Ilhabela, Itapuí, Itapeva, Jundiaí, Lins Limeira, Leme, Lençóis Paulista, Lourdes, Macatuba, Mauá, Miguelópolis, Mirante do Paranapanema, Mirassol, Mococa, Monte Mor, Monte Aprazível, Monteiro Lobato, Neves Paulista, Pacaembu, Palmital, Praia Grande, Pederneiras, Penápolis, Piedade, Pontal, Potirendaba, Pratânia, Presidente Venceslau, Promissão, Pompéia, Presidente Prudente, Rancharia, Ribeirão Corrente, Rubinéia, Santana de Parnaíba, Santa Barbara D’ Oeste, São Bento do Sapucaí, São Caetano do Sul, Santo André, São João das Duas Pontes, São Roque, São José do Rio Preto, Sorocaba, Socorro, Sumaré, Suzano, Taguaí, Três Fronteiras, Valinhos, Vargem Grande do Sul, Vargem Grande Paulista, Várzea Paulista.