Curtindo uns dias de descanso na Cidade Milagre, o zagueiro Edu Dracena recebeu a reportagem do Jornal Regional na casa da família na manhã de ontem (17). O jogador aproveitou a pausa no Campeonato Brasileiro, que só voltará a ser disputado em julho após a disputa da Copa das Confederações, para visitar familiares e amigos. Com cinco pontos ganhos, o Santos é o 16º colocado do Campeonato Brasileiro.
Edu considerou que a transição que o time alvinegro está vivendo, com a ida de Neymar para o Barcelona e a demissão do técnico Muricy Ramalho, demanda um período de adaptação. “Toda transição, toda mudança tem um tempo de adaptação, principalmente essa parada vai ser importantíssima para gente focar na reabilitação dentro do Campeonato, entrosar mais o time com a chegada de jogadores e do treinador, também, ser vier. Esse tempo vai ser proveitoso para nós”, disse. O Peixe tem como técnico interino, Claudinei Oliveira, que foi treinador do Juniores (sub-20) por muito tempo.
O capitão santista pontuou como importante a mescla de jogadores mais experientes com os mais jovens. “Acho que a oportunidade bate na nossa porta e a gente tem que saber aproveitar. Esses jovens (da categoria de base santista) estão tendo essa oportunidade única na carreira deles, de estar no Santos, num time grande. E, tudo o que a gente puder fazer para deixá-los à vontade para mostrar o futebol deles, a gente vai fazer”, revelou.
Edu lembrou da responsabilidade da estreia no futebol profissional. “A gente também foi jovem e eu sei o quanto é difícil estrear, principalmente num momento difícil, de transição, de incertezas e cabe a gente passar essa tranqüilidade para eles (iniciantes)”, afirmou.
Sobre a Copa das Confederações, ele comentou que a competição está bem nivelada, com a Espanha um pouquinho à frente. “A Espanha teve um bom volume de jogo, com bola na trave, o goleiro fez boas defesas. Os favoritos ao título são Brasil, Espanha e Itália, mas isso é só uma opinião. O futebol, sabe como é, não há favoritismo quando se entra em campo, tudo depende do dia, da concentração, do foco”, frisou.
Em Dracena, Edu ainda visitou o prefeito Pedretti, o secretário municipal de Esportes José Carlos Barbosa e o chefe de Esportes Pena Jr para agradecer a homenagem prestada nesta edição dos Jogos Regionais. Edu inspirou “Eduzinho”, o mascote da competição.
Os dias de descanso já terminaram, o jogador se apresentaria hoje (18) à tarde, no CT Rei Pelé. O foco agora é o Brasileirão. “O Santos já provou que é um time competitivo. A gente vai fazer tudo para colocar o Santos onde ele merece, nas primeiras colocações, e voltar novamente à Copa Libertadores”, finalizou.