Nos últimos dias, a polícia de Dracena está registrando inúmeros casos de arrombamentos e furtos de materiais de construção e ferramentas nas residências que estão em construção. Acontecem em pontos diferentes da cidade, sendo a maioria deles, no Jardim das Palmeiras I, II, III e IV.
De acordo com a Polícia Civil, os bandidos arrombam os quartinhos onde são guardadas as ferramentas dos pedreiros e os materiais de construção.
Em algumas construções os materiais de construção tais como areia, pedras e lajotas ficam armazenadas em terrenos baldios ao ar livre, o que facilita a ação dos meliantes.
Em uma das ocorrências registradas pela polícia, localizada no Jardim das Palmeiras, o ladrão levou o ar condicionado da residência que está quase concluída. Em outra casa também no Jardim das Palmeiras, o cadeado do quartinho foi arrombado e do local levaram 200 metros de fios elétricos.
Ontem (9) à tarde, o delegado André Luengo, da DIG disse que os furtos ocorridos estão sendo investigados, mas por enquanto não há nenhuma pista dos autores.
Ele pede que caso alguém tenha alguma informação que possa ajudar na investigação que entre em contato anonimamente pelos telefones 3821-3753 ou 197. Luengo afirmou ainda que para evitar novos furtos o ideal é que os construtores fale com o vizinho de uma casa habitada, guarde as ferramentas e as mercadorias por lá e não em quartinhos nas construções que ficam sem nenhuma segurança.
Segundo o delegado, o maior problema é que os produtos furtados são vendidos para os receptadores que vendem por preço bem abaixo do custo verdadeiro.
Luengo lembra que a receptação é crime previsto no artigo 180 do Código Penal Brasileiro. Ressalta que as pessoas devem evitar comprar os materiais de construção abaixo do preço, pois se tal atitude ficar comprovado poderá responder processo por receptação.