No próximo sábado (19), o dracenense Marcelo Manzano, pianista e cantor, retornará a Dracena para o show de lançamento do seu CD em homenagem a Dick Farney. O título do álbum é “Falo por meu coração” e deverá reunir a comunidade de Dracena e região no Auditório da Fundec.

Segundo Manzano, o CD, um tributo a Dick Farney, foi lançado em outubro de 2011 pela gravadora Lua Music de São Paulo. Com uma produção impecável de Thiago Marques Luiz, produtor paulistano e ganhador do Prêmio da Música Brasileira de 2011 pelo CD “Adoniran 100 Anos”, o disco tem a participação de grandes músicos brasileiros.

Estão presentes Ubaldo Versolato (saxofonista de Roberto Carlos), Clayber de Souza (flautista mundialmente famoso, tendo tocado inclusive com Tony Bennett), Nahame Casseb e Eric Budney (baterista e contrabaixista de Cauby Peixoto e Vânia Bastos) e uma especialíssima participação da cantora Claudia Telles num dueto com Marcelo.

Marcelo Manzano, assim como Dick Farney, é pianista e cantor. Com vasto repertório que inclui o melhor da música popular brasileira, jazz e pop em inglês, espanhol, francês e italiano, apresenta-se regularmente em casas noturnas, bares de hotéis, eventos empresariais, projetos culturais e festas particulares, tanto no Brasil como no exterior, tendo trabalhado no Japão como contratado de uma rede de casas noturnas especializadas em repertório de música popular brasileira.

LANÇAMENTO – O evento é para comemorar os seis anos da Associação Proeduc de Inclusão Social na Educação, que mantém alunos carentes em Dracena e região nos cursos profissionalizantes das unidades CEP/UME. Os convites estão à venda na escola Centro de Educação Profissional “Francisco Graziano Filho” e podem ser adquiridos a R$ 20. O cantor fará o show em companhia de outros músicos.

CD – O músico presta homenagem a Dick FarneyDick Farney, nascido no Rio de Janeiro em 1921, foi provavelmente o mais sofisticado artista da música popular brasileira, com carreira iniciada no começo dos anos 40.

Entre idas e vindas dos EUA para o Brasil, gravava em inglês para o mercado americano e em português para o Brasil, sempre colecionando sucessos nas duas línguas.

Nos anos 50, tinha uma carreira invejável como cantor-pianista, com passagens pelas orquestras dos cassinos e boates cariocas, como atração frequente nos night clubs de Nova York e Hollywood e ainda tinha intimidade com os grandes ídolos americanos, como Frank Sinatra e Nat King Cole.

Nessa fase, despejou uma impressionante série de grandes canções no mercado brasileiro, como “Copacabana”, “Alguém como Tu”, “Marina” e muitas outras.

Até 1959, alternava sua carreira brasileira com a americana e tinha residência fixa no Rio de Janeiro e em Hollywood. Nesse ano, voltou de vez para o Brasil e se fixou em São Paulo. Portanto, não participou do movimento da Bossa Nova que começava a se formar no Rio de Janeiro.

Mesmo não tendo participado efetivamente, Dick foi um precursor da Bossa Nova, pois aqueles rapazes que iniciavam o movimento eram seus discípulos e admiradores. Faleceu em São Paulo em 1987.

SERVIÇO – Centro de Educação Profissional “Francisco Graziano Filho” (CEP) – Rua Brasil, 1478. Telefone: 3821-9000, ramal 9041.