Nesta noite de quinta-feira, 2, a Secretaria Municipal de Educação de Dracena, realizou em sua sede Sarau Educacional de abertura do Curso de Musicalização na Educação, que se desenvolverá nos meses de agosto, setembro e outubro. Irmes Roque Mattara, secretária municipal de Educação, presente ao evento, ressaltou a importância do curso que tem como objetivo utilizar a musicalização como ferramenta para aprendizagem infantil, aguçando a sensibilidade musical.

Participaram os professores da Educação Infantil, os professores de música da rede municipal e coordenadores educacionais. Cantando e tocando estiveram a professora Mestra Nanci Brunholi, Farid Júnior, o advogado José Florentino de Araújo e sua esposa Neusa, acompanhados da advogada presidente da OAB local Margarete de Cássia Lopes. 

A professora mestra Nanci Brunholi falou do objetivo do curso. “As crianças são atraídas pelo que lhes dá prazer, lhes causa excitação, e a escola precisa, por meio desse eixo, atrair constantemente os educandos para o mundo escolar e criar métodos que causem neles esse impacto da excitação em aprender. A música suscita um grande prazer e possibilita a manifestação de sentimentos, movimentos e dinamismo nas crianças. A Lei nº 11.769, que fala sobre a obrigatoriedade da música nas escolas, foi aprovada em 2008, e as instituições têm até agosto de 2011 e início de 2012 para se adaptar. Isso nos estimula a uma reflexão sobre o momento atual da prática musical na escola. Desta forma, uma análise é fundamental para se redimensionar o papel da música na escola e buscar as condições necessárias para que possa vir a ter um papel e um valor significativo no processo de educação escolar. Acreditamos ser necessário, a priori, trabalhar o conteúdo musical com uma visão de currículo mais humanista, onde possamos envolver e desenvolver musicalmente o aluno, considerando sua vivencia e experiência, valorizando suas habilidades e potencial criativo e integrando, sempre que possível, o conteúdo musical aos demais conteúdos desenvolvidos por outras áreas artísticas e aos demais componentes curriculares. O curso que ministraremos tem a pretensão de instrumentalizar professores não especialistas e especialistas na prática musical para trabalhar com seus alunos experiências musicais através das percepções visual, rítmica e auditiva, destacando a importância dessa experiência como um passo anterior à formalidade da música, como também considerar a concepção do que é música e o seu papel na educação. Agradeço a OAB, em nome da Margarete, por despertar em mim a idéia do sarau beneficiando a educação. Ao dr. Florentino pelo apoio e sensibilidade tão presente sempre. A professora Neusa pela dedicação e presteza quando se fala em educação. Ao Farid pela colaboração”, disse Nanci.