Dois alunos do Projeto Guri de Dracena passaram recentemente por seletiva a nível regional para integrarem a Orquestra Grupo de Referência do Projeto Guri em Presidente Prudente. Trata-se dos jovens Vanessa Kimie, de 16 anos e Douglas Antiqueira, 15 anos.
Vanessa que já participou da orquestra do Projeto Guri há dois anos, se dedica a música tocando flauta transversal há oitos anos. A jovem carrega uma bagagem com diversas apresentações musicais entre elas, Orquestra Jovem de Dracena, Banda Musical Danuza Mota, Conservatório Vila Lobos, entre outros. Douglas com apenas três anos tocando viola de arco, é um dos grandes destaques da turma.
Segundo o maestro Samuel Siqueira, a seletiva é feita a cada seis meses com alunos e ex-alunos do Projeto Guri. Após a seleção, eles passam a integrar o grupo e recebem bolsa auxílio de R$ 300 (para investirem em manutenções com o equipamento, viagens e cursos) e fazem apresentações periódicas musical em Presidente Prudente e região. Os ensaios ocorrem duas vezes por semana com participação em grupo. “As bolsas têm vigência de 12 meses consecutivos, sendo aplicado um novo processo de seleção após este período”, disse o maestro.
Para Douglas, a expectativa é grande por ser a primeira vez a integrar uma grande orquestra, já Vanessa conta que está mais a vontade devido à participação pela segunda vez e explica que agora será mais fácil com a adaptação por conhecer o estilo de música da orquestra. Mas um objetivo os dois jovens alunos têm em comum, participar da famosa Orquestra Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) que reúne os melhores músicos de todo o País. “A música está começando a ter seu espaço cada vez maior e o desenvolvimento técnico que esses alunos estão conseguindo têm uma grande representação. Sendo músicos que se igualam a outros níveis”, acrescenta Samuel.