O frio e a chuva fina não desanimaram os paulistanos que foram às ruas para comemorar o título da seleção brasileira na Copa das Confederações. O encontro que reuniu 40 mil pessoas no Vale do Anhangabaú teve direito a Neymarzete mirim, sósia de Ronaldinho Gaúcho e também a uma manifestação esvaziada.
Apesar do clima de tranquilidade, o protesto agendado para este domingo no local gerou grande preocupação da organização do evento. Como precaução a o sistema de segurança foi bastante reforçado.
No total, trabalharam no evento 230 policiais militares e 270 seguranças particulares, cem a mais em relação aos jogos anteriores. A Tropa de Choque e a cavalaria também estiveram presentes.
O protesto, no entanto, acabou esvaziado. Cerca de 70 pessoas compareceram e levaram uma espécie de trave de futebol com os dizeres “Educação, saúde e trabalho”. A manifestação foi toda pacífica e não deu trabalho aos PMs.
Quem teve trabalho mesmo foi a pequena Gabriela, de dez anos. Neymarzete mirim declarada, ela chegou cedo com a mãe a irmã para ficar na fila do gargarejo. Encostada na grade, exibia orgulhosa o rosto pintado e o cartaz com a letra da música que compôs para o craque Neymar.
“Meu sonho é conhecer o Neymar”, repetia sem parar a garotinha que afirma não ter ciúmes da namorada do atacante, a atriz Bruna Marquezine. Ela ainda elogiou o desempenho do ídolo que marcou um gol na decisão e foi eleito o melhor jogador do campeonato.
O evento no Vale do Anhangabaú reuniu ainda personagens inusitados como o sósia de Ronaldinho Gaúcho. Moacir Alves dos Santos sorria ao lado de uma réplica da taça de campeão do mundo, apesar de seu ídolo não ter sido convocado pelo técnico Felipão.
“O professor sabe o que faz. Ainda tenho chance para a Copa”, brincou imitando o meia do Atlético-MG. Mas ele ficou feliz pelos companheiros. “Estão todos de parabéns. E a Shakira está chorando”, disse, lembrado que a cantora colombiana é namorada do zagueiro espanhol Piqué, expulso na final.
As milhares de pessoas que foram ao Centro de São Paulo assistiram ao jogo contra a Espanha, ao baile do Simonal, com Simoninha e Max de Castro, além do show do cantor Belo para fechar a noite.