Trinta e nove candidatos a prefeito, vice e vereadores de 13 cidades da região estão com pedidos de impugnação na Justiça Eleitoral. Somente para o cargo de prefeito, há seis ações para anulação dos registros de candidaturas, nas cidades de Panorama (1), Monte Castelo (2), Tupi Paulista (1), Irapuru (1) e Flora Rica (2).

Os demais são candidatos a vice-prefeito e vereador. O prazo para solicitar as impugnações na Justiça Eleitoral, encerrou-se ontem, terça-feira.  Depois de notificados, os  candidatos têm sete dias para se defenderem e caberá ao juiz eleitoral de cada Comarca  decidir até a próxima semana, se aceitam ou não os pedidos de impugnações.

Segundo os Cartórios Eleitorais das Comarcas da região, há ações de impugnações protocoladas tanto pelos promotores eleitorais, como das coligações adversárias. 

Os candidatos a prefeito com ações de impugnações são: em Panorama, Luiz  Carlos Henrique da Cunha (PPS), da coligação “Panorama Para Todos-União e Trabalho” (PPS-PTB-DEM-PV); em Monte Castelo, José Sadao Koshiyama (PSDB), da coligação “Monte Castelo para Todos” (PSDB-PPS-PCdoB) e também pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

A ação protocolada contra o prefeito de Monte Castelo Francisco Suares de Lima (Pi-PT) que pertence à coligação “Trabalhando por um Mundo Melhor” (PP-PT-PTB-PMDB-DEM-PV-PSD) foi protocolada pela coligação “Monte Castelo para Todos”

Em Tupi Paulista, a ação de impugnação contra o candidato, Osvaldo Benetti (Osvaldinho-PSD)  foi protocolada pela coligação “Um novo tempo” (PDT-PRB).

Em Irapuru, a coligação “Unidos por Irapuru”, formada pelo PTB-PP-PMDB-PR-PSDB) entrou com pedido de impugnação contra o candidato Sílvio Ushijima (PSD) da coligação “É hora de mudar” (PT-PPS-DEM-PSB-PV-PSD)

Na cidade de Flora Rica, assim como em Monte Castelo, as coligações dos dois candidatos a prefeito, ingressaram com ações, uma contra a outra no Cartório Eleitoral de Pacaembu. 

A coligação do atual prefeito e candidato à reeleição, Paulo Rogério Florentino de Farias (Piriquito- PSD) “Lutar para Vencer” (PRB-PP-PDT-PTB-PSC-PR-PPS-PSDB-PSD) ingressou contra os candidatos a prefeito e vice-prefeito, José de Castro Aguiar Filho (Zezinho-PMDB) e José Roberto de Jesus (Roberão), da coligação “Prá Frente Flora Rica” (PMDB-PT-PSB-DEM e PV) e essa também protocolou contra os candidatos Piriquito e o vice, João Paulo de Souza (Joãozinho do Néu-PP).

VICES-PREFEITOS- Além de Flora Rica, os candidatos a vice-prefeito que estão com pedidos de impugnação na região, são de Paulicéia,  Elizabeth Pinheiro de Azevedo (PSC), da coligação, da coligação “Unidos para Renovar” (PSC-DEM). O pedido é do Ministério Público por falta quitação eleitoral, ter deixado de votar e não justificar. O segundo candidato é Odair Alves da Silva (PT- partido não coligado) de Santa Mercedes, também por não quitação eleitoral.

VEREADORES- A maioria dos candidatos a vereador  nas cidades pertencentes à Comarca de Tupi Paulista, segundo o Cartório Eleitoral do município,  respondem ações de impugnações, pela não quitação eleitoral e um dos  motivos, é não terem justificado a ausência nas urnas e o não pagamento da multa de pouco mais de R$ 3 ou  não terem filiação partidária legalizada. São os seguintes os candidatos por cidades:

TUPI PAULISTA: Terezinha Aparecida de Matos Vasconcelos (PT); Ricardo Rossi (PMDB); Alberto Luiz Salles (PMDB); Giuliano Arbid (PDT). SANTA MERCEDES: Silvana Paula Percúrio Aranda Joaquim (PSDB); Aparecida Nunes Vieira de Mello (PDT). JUNQUEIRÓPOLIS: Maria de Fátima Batista (PSB), por não ter prestado contas de sua candidatura na eleição passada.

MONTE CASTELO: José Roberto Gomes (PSDB); PANORAMA: Andréa Barreto da Silva (DEM); Valderci Rodrigues dos Santos (PSB); Nilton Fernandes de Lima (Abobrinha-PDT), pela oposição e pelo Ministério Público; Gerônimo Cosme dos Santos (PP); Angelo Nogueira (PDT); Dalva Correia dos Santos (PTB); Ricardo Aparecido Fernandes (PDT); Alex dos Santos Barreto (PT13) e Luciano Batista Ferreira (PSL).

DRACENA: Moacir Shoiti Kanizawa (PV); Marco Aurélio Corço Cabral (PSD); Murilo Frozel Sena (PV); Cristiano Simonetti (PSC); José Aparecido dos Santos (PR) e José Garcia Martins (PP). OURO VERDE: Donizete Pereira de Souza (PT); José Donizete dos Santos (PV) e José Marco da Silva Pires (PR).

Segundo o chefe do Cartório, Moacir Auresco, os pedidos de impugnações dos vereadores são do Ministério Público. “Todos foram feitos no sábado, 14, e por isso eles o próximo dia 21 ás 19h para apresentarem a defesa”, informou.

Auresco informa que não é por estarem com impugnações que os candidatos não poderão concorrer nas eleições. “As impugnações são um instrumento para uma análise mais criteriosa dos candidatos pela Justiça Eleitoral”, afirma o chefe do Cartório sobre as possibilidades dos candidatos recorrerem das decisões.

A maioria dos pedidos de impugnações no Cartório em Dracena, segundo Auresco são por falta de apresentação de documentos, como certidões no momento de protocolarem os pedidos de registros das candidaturas.