A coligação “Trabalhando para um Futuro Melhor” (PT, PP, PMDB, PTB, PSD, PV e DEM), de Monte Castelo que tem como candidatos a prefeito e a vice-prefeito da cidade, Francisco Suares de Lima (Pi-PT)  apresentou na Justiça Eleitoral, o programa de governo, com a previsão de investimentos na saúde, educação, meio ambiente, assistência social e demais áreas públicas. Abaixo, alguns dos principais pontos do plano de atuação.

SAÚDE – Implantar o pronto-atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) para atender a demanda local; ampliar a parceria com os hospitais da região para melhor atendimento da população de Monte Castelo; buscar com os governos estadual e federal, recursos para equipar a UBS com atendimento emergencial, visando conseguir uma  ambulância semi-UTI para o município.

Manter os serviços de ambulância 24 horas, com capacitação dos profissionais; continuidade no atendimento humanizado na rede de saúde pública; contratação de um médico pediatra e outros que forem necessários. Já prestam atendimento no município, médicos especialistas em ginecologia, cardiologia e clínica geral.

Reestruturar a área da farmácia municipal; ampliar o fornecimento gratuito de medicamentos à população na UBS; reestruturação da vigilância sanitária; novo local adaptado para os setores de fisioterapia, vigilância sanitária e epidemiológica.

EDUCAÇÃO – Atendimento a todas as crianças da educação infantil (zero a 5 anos),assegurar o padrão de qualidade do ensino na rede municipal; aprimoramento da rede de ensino fundamental, considerando a informática e as novas linguagens da comunicação; valorização dos educadores; fortalecimento das parcerias com os conselhos municipais; eliminar eventual déficit de vagas; aprimorar o programa de alfabetização de jovens e adultos; fornecimento de uniforme e materiais escolares; garantia do transporte escolar; assegurar merenda escolar com qualidade com acompanhamento de nutricionista; programas de alfabetização e leitura no contra turno; manter parcerias em programas como o Bom de Bola, Bom na Escola, da Secretaria da Educação, entre outros.

CULTURA – Promoção de eventos como festas juninas, Dia das Mães e dos Pais, rodeio, desfiles, cavalgadas, shows em praça pública; bailes para terceira idade, jovens e encontro de violeiros; implantação dos projetos de cinema; dança; Projeto Guri; incentivo à Banda Municipal; firmar parcerias com os governos estadual e federal.

ESPORTE E LAZER – Fortalecimento das práticas esportivas com contratação de profissionais para o ensino de crianças, jovens e adultos; construção de pista de caminhada; áreas para atividades ao ar livre; reforma do Ginásio de Esportes Denis Tobias e Estádio Manoel dos Santos Esgalha; valorizar o futebol e campo e demais atividades esportivas; apoio à terceira idade em campeonatos como o JORI; reestruturação do CCI com inclusão de novas atividades esportivas.

HABITAÇÃO – Redução do déficit habitacional com a construção de casas populares em parceria com o governo federal e estadual; melhorias nos conjuntos habitacionais existentes.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE – Apoio aos produtores da agricultura familiar, com assistência técnica e jurídica, auxiliando no preparo e conservação do solo, no plantio e beneficiamento dos seus produtos; viveiro municipal para fornecimento de mudas aos produtores.

Estímulo à formação e fortalecimento das associações de produtores; criação do Banco Municipal de Alimentos com a compra de alimentos dos agricultores familiares para distribuição às entidades beneficentes e população de baixa renda; realizar cursos de capacitação para o processamento de alimentos.

Ampliação do aterro sanitário; elaboração do plano de saneamento e resíduos sólidos; implantação da coleta seletiva de lixo; participação no Conselho Estadual do Rio Aguapeí e Comitê de Bacias do Aguapeí-Peixe; manutenção da patrulha agrícola para atender os agricultores; estimular a prática do cooperativismo e iniciativas associativistas.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – Criação de um planejamento para nortear todas as ações do governo; modernização do processo de trabalho com implantação da tecnologia para agilizar o fluxo de informações e qualidade nos serviços.

Criação de uma política de recursos humanos para valorizar os servidores, investindo na capacitação e qualificação profissional; reestruturar o Plano de Carreira dos Servidores Públicos Municipais.

INVESTIMENTOS – Reforma da piscina e área de lazer do centro comunitário; construção de campo de malha no centro comunitário, pista de caminhada, instalação de academia ao ar livre; reforma e adequações no Cemitério Municipal; recapeamento das ruas; implantação de rede de água e esgoto para atingir 100% de saneamento básico; construção de uma creche; guias e sarjetas e asfalto onde não há para chegar a 100% de pavimentação; aquisição de uma retro escavadeira, 2 caminhões basculantes, uma pá-carregadeira.

COMÉRCIO, INDÚSTRIA E DESENVOLVIMENTO – Apoio ao comércio local, com programas de incentivo aos funcionários públicos e à população para adquirirem os produtos no comércio da cidade, gerando emprego e renda; parcerias com o Sebrae e outras instituições para capacitação profissional e implantação de micro-empresas no município; estímulo ao microcrédito para pequenos empreendedores, por meio do Banco do Povo.