A coligação “União e Democracia, rumo ao Novo Futuro”, de Panorama, formada pelos partidos PP-PDT-PT e PR, tem como candidatos a prefeita,   Cássia Regina Aparecida Lima (Dra. Cássia-PP) e a vice-prefeito, Marcelo Saranti (Marcelo-PT). A geração de renda e empregos é uma das prioridades do programa de governo dos candidatos.

 “Queremos uma cidade onde todos possam participar das decisões sobre os investimentos públicos”, defende a candidata que é advogada e vereadora no município. Conheça abaixo, as principais propostas da coligação.

SAÚDE – Ampliar o atendimento odontológico nas UBS (Unidades Básicas de Saúde); aprimorar os programas de atenção integral à saúde da criança, adolescente, mulher, adulto, idoso, trabalhador, portadores de DST-AIDS, pessoas com problemas mentais e deficiências. Ampliar o Programa de Saúde da Família (PSF) para os bairros; introduzir e ampliar programas do Ministério da Saúde, como PSFs, Brasil Sorridente, Atendimento Domicilar (PAD), Internação Domiciliar (PID), Farmácia Popular; CAPS (Centro de Atenção Psico-social); Saúde da Mulher; do Idoso, entre outros.

EDUCAÇÃO – Manter a oferta na rede municipal de ensino, com critérios de acesso democrático e transparente; implementar o programa de alfabetização de jovens e adultos (EJA); implantar programas do Governo Federal como Brasil Alfabetizado e Pró-Jovem; aquisição de lousas digitais para escolas de educação infantil municipal; melhorar o transporte escolar para os alunos da rede municipal; enfrentar os fatores da evasão escolar, principalmente dos alunos jovens e adultos.

Garantia aos estudantes universitários, de acesso ao transporte para as universidades da região; aprimorar a formação dos educadores; implementar na alimentação dos alunos de toda a rede, o Programa Peso Ideal para combater a obesidade infantil e melhorar a alimentação.

ESPORTE E LAZER – Implantar projetos em parques e praças, com oficinas e aulas culturais e esportivas, estimulando atividades físicas ao ar livre; manutenção das quadras e campos esportivos; criar projeto de lazer para os bairros; fortalecer as práticas esportivas nas escolas, valorização do futebol de campo como convivência coletiva e democratizar o uso dos campos destinados à prática; construção de pista de skate, campo de futebol médio com grama sintética e canchas de malha e bocha nos bairros.

CULTURA – Criar o programa de incentivo à formação teatral para incentivar e subsidiar a permanência de grupos teatrais; com apoio do Ministério da Cultura, criar pólos de cultura no município.

 TURISMO – Revitalização do balneário municipal com pontos de turismo, cultura e lazer; criar o calendário de festividades anuais; organizar eventos gastronômicos com pousadas e hotéis; transformar o balneário em uma empresa pública para captar recursos com a União, Governo Estadual  visando a criação de políticas de turismo que gerem emprego e renda; trocar a areia da praia do balneário; incentivo ao pequeno comerciante, entidades e ONGs nas grandes festas.

GESTÃO AMBIENTAL – Elaborar e implementar a Política Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental, implantar o Sistema de Gestão Ambiental Municipal em conformidade e integrado ao Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e ao sistema estadual; ampliar as redes de água e esgoto sanitário na cidade; implementar o Plano Diretor de Água e Esgoto.

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA – Ampliar a política de microcrédito para pequenos empreendedores por meio do Banco do Povo; consolidar o Programa de Incubadora de cooperativas e empresas; apoio às pequenas e médias empresas; auxílio aos pescadores para comercialização do pescado, agregando valores ao peixe com a instalação de um frigorífico para beneficiando, aproveitando 100% do pescado; instalar uma fábrica de gelo para quem vive da pesca e trabalhar definitivamente a piscicultura para que o pescador seja realmente valorizado.

AGRICULTURA- Apoio ao pequeno e médio agricultor; buscar apoio dos Governos Estadual e Federal para construção de um mini laticínio para pasteurizar, envazar leite, produzir queijos, doces e iogurtes, atendendo o mercado local e regional em parceria com as associações da cidade.

Incentivo o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, incentivando a compra da produção dos agricultores e hortigranjeiros e a doação às entidades sociais da cidade.