A vitória importante do Newell’s Old Boys sobre o Atlético-MG por 2 a 0 na quarta-feira, em casa, pela ida da semifinal da Copa Libertadores da América, foi bastante exaltada pela imprensa argentina ontem – especialmente pelos veículos da província de Santa Fé, casa da equipe. As notícias locais destacaram a garra copeira do time comandado por Gerardo Martino, que deu uma “surra” no rival e ficou muito próximo da decisão do torneio.
“Uma surra no Mineiro e um Belo Horizonte”, noticiou o jornal La Capital, fazendo um trocadilho com o nome da cidade onde será realizado o jogo de volta, na próxima quarta-feira, e sublinhando a vantagem conquistada pelo clube argentino, por não ter sofrido gols dentro de casa. “O Newell’s apareceu em toda a sua magnitude futebolística diante do favorito da América”, destacou.
Sempre mencionando o Atlético-MG como “o time de Ronaldinho”, o diário ressaltou o fato de que o Newell’s saiu de campo vencedor porque “de longe foi o melhor”. “Construiu a vitória do minuto 1 ao 90, teve uma atuação coletiva e garra para comer os calcanhares de Ronaldinho”.
O portal Rosario3 também sublinhou o estilo de jogo do time no Estádio Coloso del Parque. “Com alma, vida e um estilo ao qual não renuncia, o Newell’s fez sua partida mais importante nas últimas duas décadas e superou o poderoso Atlético-MG de Ronaldinho”, noticiou, elogiando a atuação da “Fera” Maxi Rodríguez, veterano argentino consagrado no futebol europeu e revelado pelo próprio clube.
Fora da província de Santa Fé, os principais jornais argentinos destacaram a vitória do único representante do país vivo na Libertadores de 2013. O esportivo Olé citou a “demonstração de força do Newell’s”, o “fenômeno Maxi” e a “barbaridade de Ronaldinho” (um chute que foi parar nas arquibancadas). O La Nación apontou que o time “colocou o coração em campo para vencer o Atlético-MG e deu um grande passo à final da Libertadores”, enquanto, para o Clarín, a atuação da equipe foi “perfeita”.
A partida de volta entre as duas equipes será realizada na próxima quarta-feira, na Arena Independência. O Atlético-MG precisa vencer por três gols de diferença para garantir a presença na decisão.