A China lançará à 1h30 local de segunda-feira (2) – 15h30 de domingo (1º) no horário de Brasília – sua primeira sonda espacial destinada a pousar na Lua, que levará o veículo de exploração teleguiado chamado “Coelho de Jade”, informou neste sábado (30) a TV estatal.
“A missão Chang’e-3 será lançada em 2 de dezembro, à 1h30, da base de satélites de Xichang”, na província de Sichuan (sudoeste), precisou a TV estatal.
“Coelho” vai pousar em território inexplorado
O “Coelho de Jade”, dotado de painéis solares para obter energia, realizará análises científicas e enviará à Terra imagens em três dimensões.
O veículo, de 120 quilos, pousará na Baía do Arco Íris, um território inexplorado do satélite, onde as condições são favoráveis para a comunicação com a Terra e a exposição ao Sol.
A sonda funcionará durante três meses e poderá se deslocar a velocidade máxima de 200 metros por hora.
Este lançamento marcará uma etapa importante na conquista espacial chinesa, que Pequim realiza com um atraso importante em relação a Estados Unidos e Rússia, mas duplica seus esforços.
A imprensa estatal destacou nos últimos dias os resultados esperados do veículo lunar, um carro de seis rodas cujo nome foi inspirado na mitologia chinesa.
Segundo a lenda, um coelho vive na Lua, onde tritura o elixir da imortalidade. O animal tem por companheira Chang’e, a deusa da Lua.
Com a missão Chang’e-3, a China realizará seu primeiro pouso na Lua, após os sucessos das missões precedentes com duas sondas lunares.
As sondas Chang’e-1 (outubro de 2007) e Chang’e 2 (outubro de 2010) permitiram realizar observações detalhadas em órbita da Lua