Faltando cinco dias para a chegada do Natal, uma das datas mais importantes e significativas em lucratividade para o comércio, consumidores batem pernas de loja em loja, na busca de presentes.

O comércio dracenense irá funcionar em horário especial das 9h às 22h, até sexta-feira, 22, e no sábado, 23, das 9h às 17h. No entanto, o consumidor tem que ficar atento durante as compras, e para isso, o Procon de Dracena faz orientações.

E se o tamanho vier errado, a cor ou o modelo não caiu no seu gosto, o produto não funcionou, o que fazer? Será que a loja vai trocar?

De acordo com a coordenadora do Procon de Dracena, Priscila Dantas Moraes, os comerciantes só são obrigados a trocar um produto em algumas situações. Ainda segundo ela, caso o tamanho não ficou adequado, a cor ou modelo não agradou, o fornecedor só é obrigado a trocar o produto se tiver se comprometido no momento da compra.

“Tal compromisso deve constar por escrito, seja na etiqueta do produto, na nota fiscal, em um cartaz da loja ou em qualquer outro documento que comprove o que foi prometido e quais as condições para se obter a troca”, ressalta Priscila.

Ela informa que, o produto que o consumidor adquirir em uma loja e apresentar defeito, o Código de Defesa do Consumidor dá um prazo de até 90 dias para a reclamação junto ao fornecedor.

“A partir da data da reclamação, que deve ser comprovada pelo consumidor, por isso é importante que seja por escrito, o fornecedor terá até 30 dias para solucionar o problema. Após esse prazo, se o produto continuar apresentando falha no funcionamento, o consumidor pode escolher entre a troca do item por outro equivalente, mas em perfeitas condições de uso”, informa a coordenadora do Procon.

 

COMPRAS PELA INTERNET

Conforme ela, nas compras de mercadorias realizadas através da internet, o consumidor pode desistir em até sete dias do recebimento do produto ou se for o caso de uma contratação de serviço, da data da contratação. No entanto, o consumidor deve formalizar por escrito, a sua desistência e se for o caso, devolver o produto recebido. Nesses casos terá o direito da devolução integral de qualquer valor que tenha sido pago.

 

SERVIÇO

O Procon de Dracena está instalado no Cedrac, na avenida Jose Bonifácio, n° 950 , centro, e funciona de segunda a quinta-feira, das 9h às 11 h e das 13h às 16h.