A dracenense Maria Lenice dos Santos tem o costumede decorar todos os anosa sua casa localizada na rua Manoel Olino de Oliveira, n° 231, no Jardim Kennedy, com a montagem do presépio e colocação das imagens santas para celebrar o Dia dos Santos Reis.

A data católica é comemorada amanhã, 6, e Nice, como é conhecida, abrirá as portas de sua casa novamente, para receber os fiéis com a celebração da missa  às 20h.

São esperadas mais de 100 pessoas. Há mais de 15 anos, ela mantém essa tradição católica, que teve início com o terço.

Para realizar a missa, as ruas (em frente e nas laterais de sua casa) serão interditadas para a colocação das cadeiras pra acomodar os fiéis.

Ainda conforme ela, o altar é montado na garagem da casa e decorado com a bandeira do espírito santo.

Para representar os três reis magos, Belchior, Gaspar e Baltazar, como ocorrem anualmente, de acordo com Lenice, três pessoas vestem as roupas que caracterizam os figurinos da passagem bíblica e que marcam a comemoração.

A missa do Dia de Santos Reis será promovida pela igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida.

DIA DOS SANTOS REIS

O “Dia de Reis” ou “Dia dos Santos Reis” é comemorado amanhã, 6, e tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três reis magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, que vieram do oriente, guiados por uma estrela.

A “Folia de Reis”, grupo que reúne cantadores e instrumentistas para celebrar a data, tem origem portuguesa e chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, a manifestação cultural tinha a principal finalidade de divertir o povo. Aqui, no Brasil, passou a ter um caráter mais religioso. (com informações da Assessoria de Imprensa da Canção Nova)