A Vigilância Epidemiológica (VE) de Dracena, começa na segunda- feira, 8, a primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do município de 2018. Serão vistoriados pelos agentes de controle de vetores, 1,2 mil imóveis do município.
Segundo a chefede Informação, Educação e Comunicação da VE, Aline Andrade, os 1,2 mil imóveis foram definidos por sorteio e os resultados desta amostragemserão usados para verificar na cidade o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, as vistorias também servem para obter informações dos recipientes que possam conter água parada onde o Aedes se prolifera. Devem ser usadas também como fonte de informação para direcionar as ações de controle nos locais avaliados.
Andrade informa que a VE programa mais dois ADLs para 2018, nos meses de julho e outubro. No último levantamento em outubro de 2017, o índice larvário foi de 0.6, considerado satisfatório. No ano passado, o município registrou 12 casos de dengues e neste começo de 2018, não há nenhum caso.
MUTIRÃO – Uma nova ação contra o Aedes neste início do ano, programada pela VE, será o mutirão de limpeza que terá início no final do mês e atender a sede do município, os distritos de Jaciporã, Jamaica e o bairro Iandara.