O 1º turno das eleições de 2018 será em outubro, mas antes disso, os eleitores têm que se atentar quanto aos prazos finais do cadastramento biométrico junto a Justiça Eleitoral, em que na maior parte do País já se encerraram.

Conforme o chefe do cartório eleitoral de Dracena, Moacir Auresco, o procedimento da biometria ainda não é obrigatório e não tem uma data final para o prazo, no entanto, segundo ele, até o dia 9 de maio deste ano, o cidadão tem que procurar o cartório e tirar o título de eleitor. Ao mesmo tempo em que é solicitado o documento, de acordo com Auresco, é feito o procedimento biométrico. Ele ressalta que após essa data, não será permitida à solicitação do título de eleitor junto a Justiça Eleitoral.

De acordo com o chefe do cartório, dos 34.800 eleitores de Dracena, 60% já efetuaram o cadastramento biométrico, mesmo não sendo obrigatório.

Para efetuar o procedimento, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral, localizado atrás da Prefeitura, munido dos seguintes documentos: RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência. O horário de atendimento é das 12h às 18.

Moacir ressalta que mesmo o eleitor que tem acima de 70 anos e tem o voto como facultativo tem que realizar o cadastramento.

Ainda conforme ele, o eleitor que não efetuou a biometria, cujo na maioria das cidades do País já encerrou os prazos terá o título cancelado. Além disso, terá o bloqueio do CPF, suspenso de tirar o passaporte, efetuar a matrícula em uma unidade de ensino superior e outros impedimentos.

Nas cidades de Junqueirópolis e Lucélia, os eleitores têm o prazo até o dia 30 de março deste ano, para efetuarem o procedimento.