O Ministério da Saúde lançou na terça-feira, 6, em Salvador, a Campanha de Prevenção do Carnaval 2018 com o tema “Prevenir é Viver o Carnaval #VamosCombinar”, que visa fortalecer às diversas formas de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis como o HIV/Aids junto ao público jovem.

Durante o lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou o envio a todas as unidades da Federação mais de 100 milhões de preservativos.

Ao todo, em fevereiro, o Ministério da Saúde está distribuindo 106 milhões de preservativos masculinos, 200 mil femininos e 3,8 milhões de unidades de gel lubrificante para todo o Brasil.

Em Dracena, de acordo com a farmacêutica responsável do Posto de Saúde ‘Dr. Takashi Enokibara’, Janaina Pinotti, 14 mil preservativos (masculino e feminino) estão disponíveis para distribuição nas unidades de saúde da cidade e distritos de Jamaica e Jaciporã. Qualquer pessoa pode retirar as camisinhas de forma gratuita ao longo do ano, informou Janaina.

Ainda conforme a farmacêutica, a maior concentração de unidades está no Postão. “Todos os anos no período do carnaval em que muitas pessoas vão festejar são registrados um aumento de 50% na retirada de preservativos”.

De acordo com Janaina, por dia é retirada um média de 600 unidades e no período do carnaval o número sobe para 1.000 unidades.

“Prevenir é sempre a melhor saída”, ressalta Janaina Pinotti, sobre o combate as doenças sexualmente transmissíveis.