Foi divulgado no final da tarde do último dia 15, pela Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, os nomes dos classificados nas etapas regionais (Dracena, Franca e São Paulo) para a Seletiva Final Paulista que definirá o selecionado estadual que nos representará nas Paralímpiadas Escolares 2013, em sua etapa nacional que acontecerá no mês de novembro na cidade de São Paulo. Esta etapa acontecerá no dia 19 de agosto na capital paulista, no Clube Esperia. Para esta etapa final, classificaram apenas os oito melhores resultados das fases regionais, de acordo com categoria, sexo, classe funcional e área de deficiência.
Mais uma vez a natação dracenense, representada pelo Projeto Ver, Ouvir e Movimentar que faz parte do seleto grupo pertencente ao Clube Escolar Paralímpico, que neste ano tem o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro e do Clube Escolar São Paulo Paradesportivo em parceria com a Associação do Deficiente Físico de Dracena e Academia Estilo Livre, classificou seis para nadadores para esta final estadual.
Pela categoria A (12 a 15 anos) classificaram-se: Rogerio Francisco de Souza (Alfredo Machado), Dalton Isaias Gonçalves Ferreira (Julieta Guedes) e Gabriel Rodrigues Cardozo (Isac Pereira Garcez).
Pela categoria B (16 a 19 anos) conseguiram a classificação: Ana Paula da Silva Paulino (Alfredo Machado), Maria Isabel Neves Rechecham (Colégio Objetivo) e Vitor Hugo Gonçalves Ribeiro (Isac Pereira Garcez).
Foram classificados para defender o Estado nesta competição, somente oito paranadadores, sendo quatro com deficiência física, dois com deficiência intelectual e dois com deficiência visual para cada categoria e sexo. Além disso, a seleção será baseada nas melhores marcas alcançadas nesta etapa final, tendo como referencia os resultados das Paralímpiadas Escolares de 2010 a 2012.
Trata-se da maior competição paralímpica escolar do mundo, tendo a participação de 26 estados brasileiros num grandioso evento com duração de 10 dias. A delegação dracenense é novamente uma das maiores do interior paulista, perdendo apenas para delegação da grande São Paulo.
Vale lembrar, que no ano passado a paranadadora Ana Paula da Silva Paulino foi a representante dracenense no selecionado paulista, onde ficou com a medalha de bronze nos 100m nado de costas.
Esta competição tem o objetivo de revelar novos talentos tanto para as Paralímpiadas de 2016, que acontecerá no Rio de Janeiro, como também para 2020. No cenário internacional, o esporte paralímpico brasileiro está entre os sete melhores do mundo e objetiva a 5ª posição no Rio em 2016. As informações são do técnico Júlio César Monteiro.