A reunião realizada ontem à tarde, no gabinete do paço municipal entre a diretoria, alguns vereadores e o prefeito José Antonio Pedretti terminou com resultado positivo para o basquete dracenense. É que o prefeito firmou compromisso de apoiar com uma melhor estrutura a equipe no Campeonato Paulista da série A-1, no próximo ano.
Participaram da reunião Mauro Fumagali (Pitta), presidente do basquete; o técnico Camuci Junior; José Carlos Barbosa (Zeca), secretário de esportes; Moisés Antonio de Lima, presidente do Legislativo e os vereadores Gustavo Pivetta, Rodrigo Castilho, Milton Polon; o advogado Helder Cursi e o estudante de Direito, Frank Felipe Trevizan, que fez um abaixo-assinado na internet pedindo o apoio do executivo para que a equipe permanecesse. O documento reuniu 237 assinaturas (contabilizadas até as 11h30 de ontem).
O presidente do basquete Pitta disse na reunião que a disputa da serie A-2 neste segundo semestre não seria viável e, sim, argumentou sobre a garantia de uma verba específica e melhor para o campeonato do ano que vem. Pitta entregou ao prefeito uma demonstração do que o município gastou com o basquete neste ano, que foi pouco mais de R$ 82 mil.
O prefeito José Antonio Pedretti esclareceu que nunca foi contra o basquete e nem pensou em acabar com esse esporte na cidade, tanto que no primeiro semestre mesmo sem dotação orçamentária, conseguiu custear a equipe no Paulista da série A-1. “A administração anterior não colou nada para o basquete em 2013, mas como a gente quer incentivar e ajudar o esporte, nós conseguimos disputar o campeonato deste ano e para o ano que vem, meu é compromisso é que vamos receber a planilha de custos que o Pitta vai trazer e continuarei incentivando. Eu quero investir na base, mas enquanto os jovens atletas dracenenses estiverem sendo formados, apoiaremos essa equipe já que tem uma grande torcida. Vou colocar no orçamento de 2014 o apoio e, inclusive, buscar recursos para trocar o piso da quadra do ginásio Dovilho Moura, se possível, até o final deste ano ou no ano que vem”, comentou Pedretti.
Pita afirmou estar satisfeito com o resultado da reunião. “A reunião foi extremamente importante, tudo ficou bem esclarecido e a gente definiu o que quer e acatou o que a diretoria estava pensando e o prefeito firmou compromisso que no ano que vem, o basquete terá um apoio bom da municipalidade e, Dracena com uma estrutura profissional vai brigar pelo título. A gente precisa parar de administrar um time profissional de forma amadora como foi este ano e, é isso o que pretendemos em 2014. A série A-2 não seria tão importante, embora fosse bom para manter a equipe de basquete e a torcida viva, mas a reestruturação para o ano que vem é mais que isso. Além de tudo isso, o secretario Zeca afirmou na reunião que vai montar escolinhas de basquete neste semestre e, se isso acontecer eu me dou inteiramente por satisfeito”, concluiu.
O jovem torcedor Frank Filipe, que entregou o abaixo-assinado ao prefeito Pedretti pedindo a continuidade do basquete, disse que saiu satisfeito com o resultado da reunião já que se a equipe voltar em 2014, com uma estrutura maior não compensa disputar a série A-2, pois, abaixaria o nível neste semestre e na série A-1 no ano que vem, Dracena vai competir em igualdade com as demais equipes.
O técnico Camuci Junior confirmou que os atletas campeões dos Jogos Regionais vão ser liberados e que não acredita que alguns deles fiquem em Dracena.